11/07/2021 às 16:39, atualizado em 11/07/2021 às 16:56

Comércio cresce e volta a contratar no Distrito Federal

Pesquisa do IBGE destaca a alta de 3,1% no volume de vendas. Cenário possibilita novas vagas de emprego

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

As vendas no comércio vêm crescendo nos últimos dois meses trazendo, enfim, novo fôlego para o setor varejista. Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Distrito Federal registrou em maio uma alta de 3,1% no volume de vendas, se comparado a abril.

O setor de tecidos, vestuário e calçados, que triplicou as vendas, é o retrato da retomada das vendas no setor varejista | Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília

[Olho texto=”“Temos uma circulação maior de pessoas, o que aumenta as vendas. Isso é explicado pela queda nos números de infecção pelo coronavírus, a vacina chegando, os leitos disponibilizados. O comércio vive uma retomada ”” assinatura=”José Aparecido Freire, presidente da Fecomércio-DF” esquerda_direita_centro=”direita”]

Quanto ao varejo ampliado – que inclui as atividades de material de construção e de veículos -, os números foram ainda melhores: acréscimo de 6,9% no mês de maio. A alta em maio é a segunda no ano de 2021. Anteriormente, em abril, ela já havia sido de 19,2% na capital federal.

A flexibilização do horário de funcionamento do comércio de rua e dos shoppings foi importante para o resultado, na avaliação da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF). Mas um fator de peso, segundo o presidente da entidade, José Aparecido Freire, é a maior segurança que as pessoas possuem hoje ao sair de casa.

“Temos uma circulação maior de pessoas no comércio, o que aumenta as vendas”, aponta Freire. “Isso é explicado pela queda nos números de infecção pelo coronavírus, a vacina chegando a várias faixas etárias, os leitos disponibilizados pelo governo. O comércio vive uma retomada”, analisa.

Entre as atividades em ascensão está o setor de tecidos, vestuário e calçados, que triplicou suas vendas. O setor moveleiro, eletrodomésticos e o de livros, jornais, revistas e papelaria também teve leve crescimento.

[Olho texto=”A construção civil cresceu 53%, o comércio 13,7% e o setor de serviços 4%, comparados ao mesmo período do ano passado”” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A geração de empregos na capital federal também vive um bom momento. De acordo com a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED/DF), realizada mensalmente pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), o crescimento dos postos de trabalho foi notório se comparado com o primeiro semestre de 2020. Já nos últimos três meses, esse dado tem se mantido estável.

“Houve um aumento do número de ocupações em praticamente todos os segmentos, se comparado com o ano passado. A construção civil cresceu 53%, o comércio 13,7% e o setor de serviços 4%”, revela o presidente da Codeplan, Jean Lima. “As atividades estão voltando bem e naturalmente surgem novos postos de trabalho”, complementa.

Setores vão ‘renascendo’

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

As oportunidades, disponibilizadas pela Secretaria de Trabalho diariamente, mostram isso. Na semana passada, mais de 500 postos foram oferecidos pelas 14 agências do trabalhador do DF. O maior número dos últimos seis meses, segundo o secretário-executivo da pasta, Ivan Alves dos Santos.

“Observamos comércios que não estavam aquecidos economicamente voltando a contratar. Na construção civil, por exemplo, nunca se contratou tanto. Açougueiro também é uma função muito procurada no momento”, conclui o gestor. As vagas são divulgadas pelo portal da Secretaria (www.trabalho.df.gov.br) ou no aplicativo de celular ‘Sine Fácil’.