12/07/2021 às 10:58, atualizado em 12/07/2021 às 12:24

Hospital Veterinário em transição para agendamento eletrônico

Medida visa reduzir filas e dar mais conforto e comodidade aos tutores e animais

Por Agência Brasília * I Edição: Carolina Jardon

O Hospital Veterinário Público (Hvep), gerido pelo Instituto Brasília Ambiental em parceria com a Anclivepa-SP, vai iniciar o processo de migração das marcações de atendimento presenciais para o agendamento eletrônico a partir do dia 19, próxima segunda-feira. A medida visa, em um primeiro momento, reduzir as filas no hospital; e, quando consolidada, evitá-las, proporcionando mais conforto e comodidade aos tutores e animais.

De acordo com o secretário-geral do Brasília Ambiental, Thúlio Moraes, o foco é o bem-estar dos tutores. “O bom atendimento aos pets já é a marca registrada da unidade. Longas filas, bancos improvisados e madrugada em claro para conseguir atendimento no Hvep são coisas que deixaremos para trás”, aponta.

Com o novo modelo de agendamento, ainda em caráter experimental, a contribuição da população será fundamental para melhorar o serviço ofertado | Fotos: Divulgação / Brasília Ambiental

Com o novo modelo de agendamento, ainda em caráter experimental, a contribuição da população será fundamental para melhorar o serviço ofertado.

“Vamos iniciar a experiência-piloto e certamente faremos os ajustes ao longo do processo. É mais organização, comodidade e economia de tempo para o tutor que precisa se deslocar até o Hvep”, reforça Moraes.

Nesse processo de transição, será destinado um quantitativo de vagas para o atendimento on-line e outro para o presencial. “Faremos o agendamento de forma híbrida até que toda a população usuária do serviço tenha conhecimento e domínio da forma de agendar eletronicamente”, ressalta Marco Aurélio Oliveira Barboza, chefe da Unidade de Fauna (Ufau) do Brasília Ambiental.

Cadastro

Para o agendamento eletrônico, o tutor deve, inicialmente, fazer o cadastro na Ouvidoria do Distrito Federal, pelo site www.ouv.df.gov.br. Quem já tiver acesso, pode passar direto para o segundo passo: acessar o site https://agenda.df.gov.br, clicar no ícone do Brasília Ambiental, escolher entre as opções clínica médica, clínica cirúrgica ou ortopedia, verificar data e horário disponível e selecionar.

Assim que for feita a escolha, o atendimento estará agendado e aparecerão na página algumas instruções importantes para o dia do atendimento. Essas informações serão também enviadas para o e-mail do tutor.

Para quem ainda não tem cadastro na Ouvidoria, basta acessar o site www.ouv.df.gov.br ; clicar no botão “Entrar” (no canto superior à direita de quem está de frente para a tela); selecionar a opção “Pessoa Física”; clicar em “Criar uma conta”; informar o CPF; preencher o cadastro e finalizar clicando em “salvar”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O Hvep disponibilizará uma recepcionista para orientações sobre o sistema, como forma de cadastramento, confirmação do agendamento e pedido de cancelamento, entre outras informações. Essas orientações também poderão ser solicitadas pelo WhatsApp (61) 99687-8007. Além disso, nas mídias sociais do Brasília Ambiental constarão informações sobre o assunto.

Desempenho 

No primeiro semestre deste ano, o Hvep realizou 81.879 atendimentos: 9.427 consultas, 1.332 cirurgias, 23.708 administrações de medicamentos, 35.535 exames laboratoriais e 11.877 exames de imagem. A unidade oferece gratuitamente consultas, cirurgias, exames e administrações de medicamentos aos pets do DF.

* Com informações do Brasília Ambiental