13/7/21 15:21
Atualizado em 13/7/21 às 16:01

Esportistas do DF se destacam em campeonato no Peru

Evento ocorreu em Lima, com a participação de quatro atletas beneficiados por programa do GDF

O Distrito Federal foi bem-representado no Campeonato Sul-Americano Sub-20 de Atletismo, encerrado no último sábado (10), em Lima, no Peru. Beneficiados pelo programa Bolsa Atleta, da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), quatro esportistas da capital federal conquistaram resultados satisfatórios, com medalhas e quebra de recorde. O que contribuiu para o Brasil manter a hegemonia no evento com o primeiro lugar na classificação geral, com 417 pontos.

“O Bolsa Atleta é um programa que contribui para garantirmos a presença do Brasil nos pódios do mundo” Giselle Ferreira, secretária de Esporte e Lazer

Gabriela de Souza Muniz foi o destaque do quarteto na competição. Na prova de 10 mil metros, da marcha atlética, ela conseguiu garantir, além da medalha de ouro, o novo recorde brasileiro ao concluir o trajeto em 47:11,69. “Eu fiz uma ótima preparação, estava fazendo treinos muito bons e queria melhorar minha marca; graças a Deus, deu tudo certo”, avalia a jovem, que já está com a vaga garantida para o Mundial Sub-20, em agosto, no Quênia, e para o Pan-Americano, previsto para ocorrer em outubro, no Chile.

O técnico João Sena com os atletas do DF que participaram do campeonato | Foto: Divulgação/SEL

Vinícius Moura Galeno e Marina Severina Pereira de Siqueira levaram a primeira colocação na prova de revezamento 4 m X 400 m, respectivamente, no masculino e no feminino. Foi também de Vinícius o principal lugar do pódio na prova de 400 m rasos. Já Rubens Dantas de Barros, nos 10 mil metros da marcha atlética, ficou em oitavo lugar. Todos são alunos do Centro de Atletismo de Sobradinho (Caso), onde treinam com o técnico João Sena, que acompanhou o grupo ao Estádio de La Videna, na capital peruana.

A secretária de Esporte e Lazer, Giselle Ferreira, reforça a importância de incentivar modalidades esportivas por meio de programas que possam apoiar parte dos custos da rotina de treinamentos dos atletas, como o caso do Bolsa Atleta. “Quando soubemos de resultados tão bons com esse, confirmamos que estamos no caminho certo ao fomentar o esporte em todo o DF”, afirma. “O Bolsa Atleta é um programa que contribui para garantirmos a presença do Brasil nos pódios do mundo”.

*Com informações da Secretaria de Esporte e Lazer