14/07/2021 às 18:00, atualizado em 14/07/2021 às 20:07

Reforço de vacinação contra covid-19 no Sol Nascente/Pôr do Sol

Foram disponibilizadas 500 doses para pessoas que não conseguiram agendar pela internet

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Nesta quarta-feira (14) foi a vez de os moradores do Sol Nascente receberem a vacina contra covid-19. A Secretaria de Saúde (SES) disponibilizou 500 doses da CoronaVac para serem aplicadas sem agendamento. A ação ocorreu na Escola Classe 66 do Sol Nascente e foi executada pela equipe da Unidade Básica de Saúde 12 (UBS 12) de Ceilândia.

Edinalva Gomes: “Este é um momento que esperei ansiosamente” | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde

“A divulgação foi feita por carros de som e com a ajuda da administração regional”, explicou a gerente da UBS 12, Elisângela Pereira. “Essa é uma área de grande vulnerabilidade social e muita gente não sabe nem como está ocorrendo a vacinação contra covid-19 aqui no DF. Outras não conseguiram agendar por falta de acesso à internet.”

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A imunização teve como foco as pessoas do grupo prioritário que não conseguiram fazer o agendamento. A aplicação das doses começou às 8h. A equipe se dividiu em três pontos para evitar aglomerações. Primeiro foi feita uma triagem para identificar se cada pessoa se enquadrava nos grupos abertos para vacinação; após isso, o cidadão preenchia a ficha e tomava a vacina.

Edinalva Gomes, de 42 anos, estava radiante por tomar a primeira dose da vacina contra covid-19. “Este é um momento que esperei ansiosamente”, contou. “Tive covid, e essa doença não é brincadeira. Passei muito mal, pois sou asmática e até hoje tenho falta de ar. Por isso, eu falo para todo mundo que tome a vacina, independentemente da marca, e que continue se protegendo, usando máscaras e álcool gel.”

De acordo com a gerente da UBS 12 de Ceilândia, novos mutirões de vacinação contra a covid-19 na região devem ocorrer mais vezes, tão logo cheguem novas doses de imunizantes ao Distrito Federal.

*Com informações da Secretaria de Saúde