16/07/2021 às 20:30, atualizado em 16/07/2021 às 20:32

Catálogo reúne 61 histórias de Brasília em micropoemas

Realizada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, a publicação pode ser baixada gratuitamente na internet

Por AGÊNCIA BRASÍLIA* | EDIÇÃO: ROSUALDO RODRIGUES

Inspirada na missão da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) de salvaguardar a memória cultural e fazê-la circular de forma dinâmica entre a sociedade civil, a campanha 61 Histórias de Brasília circulou nas redes sociais da secretaria como uma contagem regressiva para o aniversário de 61 anos de Brasília, comemorado em 21 de abril.

A cada dia, um micropoema surgia nas redes, inspirado na trajetória de personalidades, lugares, costumes e diversos aspectos culturais de Brasília. Assim, esses fragmentos históricos, poéticos e imagéticos, antes dispersos, agora, surgem compilados numa publicação, 61 Histórias de Brasília, disponibilizada gratuitamente para download.

O projeto foi desenvolvido pela Assessoria de Comunicação da Secec, tendo como autores dos micropoemas, Sérgio Maggio e Daniel Marques. “O projeto foi acessado, ao longo de 61 dias que antecederam o aniversário, por mais de 5 mil usuários, numa repercussão afetiva porque os micropoemas mexiam com as memórias coletivas do DF”, destaca Sérgio Maggio.

“Foi desafiante e prazeroso escrever e criar uma peça por dia”, completa Daniel Marques, que fez também todo o design do projeto, cujo resultado pode ser acessado e baixado neste link.

Entusiasta e supervisor do projeto, o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues, comemorou o lançamento do 61 Histórias de Brasília com um micropoema autoral.

“Cultura do Distrito Federal
Ampla, diversa e multicultural
Em seus 61 anos de história
Brasília mostra toda a sua glória
Que presente singular
Brincar com a arte do seu lugar”


*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec)