18/07/2021 às 15:18, atualizado em 18/07/2021 às 19:50

União diminui 50% da criminalidade no Paranoá

Cerca de 800 lojistas participam com informações para ajudar na atuação dos batalhões da PMDF

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília

Uma parceria entre os comerciantes do Paranoá e a Polícia Militar (PMDF) vem trazendo bons frutos e afastando o crime dos centros de compras. Trata-se de mais um trabalho de policiamento comunitário, onde um aplicativo de telefone para comunicação aproxima lojistas e policiais, otimizando o atendimento de ocorrências na cidade.

As mensagens circulam 24 horas por dia e os militares sempre interagem. Imagens de câmeras de segurança, fotografias e áudios são enviados para os grupos da Rede de Comércios e auxiliam o trabalho da polícia| Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

Cinco grupos do aplicativo foram criados, após o cadastro de cerca de 800 comerciantes. Eles são mediados por integrantes do 20º Batalhão de Polícia Militar e contam também com policiais do Grupo Tático Operacional (GTOP). Todo tipo de ocorrência ou atividade suspeita levantada no chat é prontamente atendida.

[Olho texto=”“Era primordial agilizar a resolução das ocorrências no comércio. O canal 190 é muito usado pela população, mas a situação demora mais a chegar até os policiais”” assinatura=”Tenente-coronel Costa Reis, comandante do 20º Batalhão de Polícia Militar” esquerda_direita_centro=”direita”]

A tradicional Avenida Comercial do Paranoá já foi alvo de uma onda de roubos e violência há dois anos, situação em que o policiamento foi reforçado. Mas o projeto Rede de Comércios, criado pela PMDF, tem funcionado com mais eficiência, segundo relata o comerciante Renan Pitaluga, 37 anos.

Gerente de uma loja de eletrônicos e imagem na avenida, ele conta que hoje se tem tranquilidade no local. “No nosso ramo, em que trabalhamos com um estoque caro, é preciso um cuidado reforçado”, observa. “Ao fechar a loja num domingo, homens em atitude suspeita estavam parados em frente à loja. Acionei a polícia pelo WhatsApp e eles chegaram em três minutos”, aprova. O estabelecimento já foi furtado uma vez.

Cinco grupos do aplicativo foram criados, após o cadastro de cerca de 800 comerciantes. Eles são mediados por integrantes do 20º Batalhão de Polícia Militar e contam também com policiais do Grupo Tático Operacional (GTOP) | Acácio Pinheiro/Agência Brasília

Segundo Renan, as mensagens circulam 24 horas por dia e os militares sempre interagem. Imagens de câmeras de segurança, fotografias e áudios são enviados para os grupos da Rede de Comércios e auxiliam o trabalho da polícia.

“Era primordial agilizar a resolução das ocorrências no comércio. O canal 190 é muito usado pela população, mas a situação demora mais a chegar até os policiais”, explica o comandante do batalhão, tenente-coronel Costa Reis.

“Calculamos que os roubos na região caíram entre 40 a 50% desde que começamos essa iniciativa, há sete meses. Temos uma viatura também designada para patrulhar o comércio do Paranoá e Itapoã em horários específicos”, complementa o policial. De acordo com ele, furtos e roubos são crimes corriqueiros no comércio da cidade e a PM chega a atender até dez solicitações de lojistas por dia.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Costa Reis afirma ainda que dicas para prevenir crimes são compartilhadas com os participantes do projeto. E, sempre, cabe mais um: novos lojistas, mediante um cadastro prévio feito pelos militares, são bem-vindos na rede que luta por mais segurança no Paranoá.