19/07/2021 às 19:43, atualizado em 19/07/2021 às 19:47

Inscrições para Educador Social prorrogadas até dia 25

São 4.482 vagas para o trabalho voluntário nas 14 regionais de ensino, mais 314 de cadastro reserva

Por AGÊNCIA BRASÍLIA* | EDIÇÃO: ROSUALDO RODRIGUES

As inscrições para o programa Educador Social Voluntário (ESV) foram prorrogadas até domingo (25). O prazo, que terminaria nesta segunda-feira (19), foi estendido em razão de uma instabilidade no sistema, gerada em razão do grande número de acessos por parte de interessados.

[Olho texto=”A seleção será por meio de análise de currículo, feita por comissões avaliadoras, compostas nas próprias unidades escolares beneficiadas pelo programa” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Ao todo, são 4.482 vagas e mais 314 de cadastro reserva nas 14 regionais de ensino. A inscrição segue exclusivamente on-line. Podem participar pessoas maiores de 18 anos, de diversos níveis de escolaridade e/ou de experiência, conforme previsto na portaria que regulamenta o programa para 2021.

A seleção será por meio de análise de currículo, feita por comissões avaliadoras, compostas nas próprias unidades escolares beneficiadas pelo programa. Neste link é possível saber o quantitativo de vagas por unidade escolar.

No ato da inscrição, o candidato deverá escolher uma regional de ensino para atuação e indicar quatro unidades escolares na mesma regional. Deverá, ainda, encaminhar ao e-mail da unidade cópia digitalizada dos seguintes documentos: identificação oficial com foto (RG, carteira de motorista ou passaporte), certidões negativas criminais da Justiça Federal e da Justiça do DF, certidão negativa da Justiça Eleitoral e comprovantes de residência, de escolaridade e de experiência.

[Numeralha titulo_grande=”4.482″ texto=”é o número de vagas, mais 314 de cadastro reserva nas 14 regionais de ensino” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Atividades

Os educadores sociais voluntários vão atuar presencialmente, nos dias letivos e naqueles para reposição de aulas. Receberão R$ 30 por dia de atuação presencial, para cobrir as despesas com alimentação e transporte. O tempo diário de voluntariado será de quatro horas, mas eles poderão atuar em dois turnos ou em duas escolas, recebendo, assim, o ressarcimento em dobro. O pagamento será feito pela regional de ensino, com recursos do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (Pdaf).

Compõem as atribuições dos educadores sociais voluntários prestar suporte à educação integral, à educação infantil, ao ensino especial, à Escola Meninos e Meninas do Parque, à Escola do Parque da Cidade e aos estudantes indígenas matriculados nas unidades da rede pública.

Todo o trabalho é supervisionado por professores e/ou pelas equipes gestoras, a depender do atendimento prestado pela unidade. As tarefas desempenhadas são relacionadas ao dia a dia da escola, como auxiliar em atividades pedagógicas, esportivas e culturais. No ensino especial, eles apoiam os estudantes nos horários de recreação e de refeição.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Confira, abaixo, o cronograma da seleção.

  • 17 a 25/7
    Inscrição: deverá ser realizada, exclusivamente, pelo site www.educadorsocial.se.df.gov.br.
  • 17 a 25/7
    Envio da documentação: exclusivamente pelo e-mail da unidade escolar escolhida pelo interessado.
  • 17 a 26/7
    Análise curricular: será feita nas unidades escolares (de forma on-line, pela comissão avaliadora).
  • 27/7
    Divulgação do resultado parcial do processo seletivo, no mural da unidade escolar, após as 17h, e nos canais de comunicação on-line usados pela comunidade escolar.
  • 28/7
    Recebimento da interposição de recursos, pelo e-mail institucional da unidade escolar.
  • 29/7
    Análise dos recursos pelas unidades escolares.
  • 30/7
    Divulgação do resultado final do processo seletivo, nas unidades escolares, com a lista de classificação dos candidatos, após as 12h, e divulgação nos canais de comunicação on-line. A unidade escolar encaminhará à Coordenação Regional de Ensino (CRE) planilha com o resultado final, contendo nome, CPF, pontuação e classificação do candidato.
  • 2 e 3/8
    Assinatura do termo de compromisso na coordenação regional de ensino (cronograma a ser disponibilizado pela própria CRE).

*Com informações da Secretaria de Educação