21/07/2021 às 16:19, atualizado em 21/07/2021 às 16:53

Programa leva a educação financeira às salas de aula

‘Aprender Valor’ será aplicado pela Secretaria de Educação em parceria com o Banco Central. Escolas de ensino fundamental devem se inscrever até 31/7

Por AGÊNCIA BRASÍLIA* | EDIÇÃO: ROSUALDO RODRIGUES

[Olho texto=”A proposta é que a educação financeira seja realizada dentro das aulas de matemática, língua portuguesa e ciências humanas” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Gestores de escolas públicas que atendem o ensino fundamental têm até o dia 31 deste mês para inscrever as instituições no programa Aprender Valor. Por meio dele, o Banco Central, em parceria com a Secretaria de Educação (SEE), oferecerá dinâmicas de educação financeira, promovendo uma formação consciente, autônoma e sustentável.

A proposta é que a educação financeira seja realizada dentro das aulas de matemática, língua portuguesa e ciências humanas. Atividades lúdicas prometem atuar como um apoio aos conteúdos curriculares obrigatórios, focando em três pilares: planejamento, poupança e crédito responsável.

Educação como base

O programa trabalha com letramento financeiro, a partir das necessidades do dia a dia escolar. Assim, para implementação e aplicação dos projetos, profissionais da educação inseridos nas escolas cadastradas terão acesso a uma formação específica com certificado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Os educadores também terão módulo de estudo sobre educação financeira pessoal. Além da formação dos profissionais, as escolas receberão suporte com a disponibilização de materiais de auxílio no formato de projetos escolares e avaliações de aprendizagem.

O investimento para essa iniciativa é fruto do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD), do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

*Com informações da Secretaria de Educação