22/07/2021 às 18:56, atualizado em 22/07/2021 às 19:09

Asfalto novo para uma importante via comercial no Gama

Rua localizada nas Quadra 33/34 é uma das de maior movimento na cidade e abriga mais de 20 estabelecimentos comerciais

Por Marlene Gomes, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

O GDF Presente está executando obras no Gama nesta semana. Os trabalhos não param – envolvem as áreas urbana e rural. A equipe do Polo Sul II, em parceria com a administração, recupera avenidas e estradas, restaura mobiliários, recolhe entulhos e ajuda a limpar a cidade, uma das mais antigas do Distrito Federal.

[Olho texto=”“É necessário um certo transtorno quando se fazem obras, mas temos que nos ajustar, porque vai melhorar” ” assinatura=”Manuel Cardoso, presidente da Associação Comercial, Empresarial e Industrial do Gama” esquerda_direita_centro=”direita”]

Na comercial da Quadra 33/34, aproximadamente um quilômetro de via está sendo completamente trocado. O trabalho inclui a remoção de todo o piso e a recolocação de um novo pavimento.  “Essa via, que tem um dos maiores fluxos de carros do Gama, era muito ruim”, relata o coordenador de Licenciamento, Obras e Manutenção da Administração do Gama, Maurício Miranda Gomes. “A obra vai melhorar muito o trânsito no local, além de evitar danos nos veículos”.

Quadra 33/34 passa por obras de recuperação do piso asfáltico | Fotos: GDF Presente

Localizada no Setor Leste, a avenida abriga uma das principais áreas comerciais do Gama, com mais de 20 estabelecimentos que vendem de tudo. A diversidade do comércio atrai os moradores ao local, que também é o principal acesso à Avenida dos Pioneiros.

“A avenida estava em péssimas condições e isso prejudicava o comércio”, analisa o presidente da Associação Comercial, Empresarial e Industrial do Gama, Manuel Domingos Farinha Cardoso. “É necessário um certo transtorno quando se fazem obras, mas temos que nos ajustar, porque vai melhorar.”

Outras vias em manutenção

Na Avenida Paulo Hungria, chamada pelos moradores da região de “rua do Comper”, a reforma é na pista de corrida, da qual aproximadamente 750 metros estão sendo removidos. O local vai receber uma nova capa de massa asfáltica, o que levará mais segurança para os moradores que gostam de se exercitar no espaço.

“A reforma da pista de cooper era um antigo pedido da comunidade, principalmente dos ciclistas e cadeirantes, pois a via estava praticamente intransitável. Agora, essa pista ficará completamente nova”, explica Maurício Miranda Gomes.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O administrador em exercício do Gama, Cleider Paiva, enfatiza que, com as ações do GDF Presente, o governo dá uma resposta rápida ao cidadão, além de trazer crescimento e melhorias para a cidade. “Nosso trabalho é constante, tanto na área urbana quanto na rural, reparando vias e avenidas, revitalizando praças e parques, recolhendo entulhos e mantendo nossa cidade limpa e harmoniosa”, conta. “Nosso principal objetivo é manter a disciplina no levantamento das demandas que são de interesse da comunidade, melhorando a qualidade dos serviços prestados à população”.

Região rural

Na área rural, o foco foram melhorias no Engenho das Lajes. Em dez dias de trabalho, com a participação da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), foram recuperados seis mil metros quadrados de vias.

Vias do Engenho das Lajes também recebem melhorias do programa

Naquela comunidade, as equipes também retiraram galhos e entulhos. Na Ponte Alta Norte, o GDF Presente realiza obras de recuperação de estradas, como na Avenida Buritis, na Ponte Alta Norte, em ruas do Residencial Paraíso e de algumas vias que dão acesso a chácaras do Núcleo Rural Casa Grande.

Retirada de entulho das ruas faz parte da operação

“Já recuperamos 21 quilômetros de vias”, contabiliza o assessor da área rural da Administração do Gama, Euclides Miranda Mamede. “Estamos trabalhando de maneira pontual para não descompactar o solo e para o pessoal não sofrer, porque nesse período faz muita poeira.”