26/07/2021 às 19:57, atualizado em 26/07/2021 às 20:47

TPD será pago a 5,6 mil servidores nesta segunda-feira (26)

Valor refere-se ao trabalho por período definido realizado em maio de 2021

Por AGÊNCIA BRASÍLIA* | EDIÇÃO: ROSUALDO RODRIGUES

[Olho texto=”“Os profissionais são o patrimônio da Secretaria de Saúde e a melhor forma de reconhecer e valorizar o trabalho deles é pagando como determina a lei, dentro do prazo previsto”” assinatura=”Silene Almeida, subsecretária da Sugep” esquerda_direita_centro=”direita”]

A Secretaria de Saúde vai pagar, na noite desta segunda-feira (26), o valor de R$ 10.073.080,26 referente ao trabalho por período definido (TPD) realizado por 5,6 mil servidores em maio de 2021. De acordo com a subsecretaria de Gestão de Pessoas (Sugep), os pagamentos são realizados dentro do prazo previsto.

Para a subsecretária da Sugep, Silene Almeida, pagar em dia os profissionais é um compromisso do Governo do Distrito Federal (GDF) que está sendo cumprido rigorosamente. “Os profissionais são o patrimônio da Secretaria de Saúde e a melhor forma de reconhecer e valorizar o trabalho desempenhado por eles é pagando como determina a lei, ou seja, dentro do prazo previsto”, afirma.

O  TPD é um recurso utilizado pela Secretaria de Saúde para suprir eventuais déficits de servidores e garantir a assistência ao cidadão. É como se fosse uma hora adicional trabalhada por determinado período. Dessa forma, os profissionais do quadro disponibilizam-se para fazer escalas em dias ou horários fora do seu plantão, seja para substituir a falta de outro servidor, seja para reforçar as equipes diante de alguma necessidade.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

No início do governo, havia atraso no depósito dos valores de horas extras realizadas até junho de 2018 e, após essa data, transformadas em TPD. A atual gestão conseguiu regularizar os pagamentos e tem depositado em dia os recursos referentes ao ano de 2020 e a este ano.

*Com informações da Secretaria de Saúde do DF