27/07/2021 às 11:30, atualizado em 27/07/2021 às 14:22

Inscrições para educador social com pendências vão até o dia 29

Prorrogação ocorre devido aos problemas apresentados com a instabilidade no site

Por Agência Brasília * I Edição: Carolina Jardon

As inscrições para o programa Educador Social Voluntário (ESV) que não foram efetivadas em razão de instabilidades ocorridas no portal do ESV podem ser concluídas no período desta terça (27) até quinta (29). Apenas esses candidatos devem se dirigir à unidade escolar onde foi solicitada a vaga, para finalizar o cadastro.

[Olho texto=”São 4.482 vagas e mais 314 de cadastro reserva nas 14 regionais de ensino” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

No momento da inscrição presencial, o candidato deverá apresentar cópia e original dos seguintes documentos: identificação oficial com foto (RG, carteira de motorista ou passaporte), certidões negativas criminais da Justiça Federal e da Justiça do DF, certidão negativa da Justiça Eleitoral e comprovantes de residência, de escolaridade e de experiência.

Os protocolos de segurança para evitar aglomeração serão seguidos nas escolas que estiverem recebendo candidatos para a conclusão das inscrições.

O programa em 2021

Ao todo, são 4.482 vagas e mais 314 de cadastro reserva nas 14 regionais de ensino. Como público-alvo, estão maiores de 18 anos, de diversos níveis de escolaridade e/ou de experiência, conforme previsto na portaria que regulamenta o programa para 2021. A seleção será por meio de análise de currículo, feita por comissões avaliadoras, compostas nas próprias unidades escolares beneficiadas pelo programa.

O grande número de acessos por parte dos interessados gerou prorrogação no prazo das inscrições, inicialmente estabelecido para o os dias 17, 18 e 19 deste mês. Posteriormente, o período foi ampliado até o último domingo (25), quando foram contabilizadas 18.422 inscrições.

No ato da inscrição on-line, o candidato seleciona uma regional de ensino para atuação e quatro unidades escolares na mesma regional. Os documentos foram entregues de forma digital por e-mail.

Atividades

Os educadores sociais voluntários atuam nas escolas, nos dias letivos e no período que for determinado para reposição de aulas. O valor recebido por eles para cobrir as despesas com alimentação e transporte é de R$ 30 por dia de atuação presencial. O voluntário pode contabilizar até quatro horas de atividades diárias, mas também pode atuar em dois turnos ou em duas escolas, recebendo, assim, o valor em dobro.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Os pagamentos são feitos pela regional de ensino, com recursos do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (Pdaf).

Entre as funções dos ESVs, está a de prestar suporte à educação integral, à educação infantil, ao ensino especial, à Escola Meninos e Meninas do Parque, à Escola do Parque da Cidade e aos estudantes indígenas matriculados nas unidades da rede pública.

Todo o trabalho é supervisionado por professores e/ou pelas equipes gestoras, a depender do atendimento prestado pela unidade. As tarefas desempenhadas são relacionadas ao dia a dia da escola, como auxiliar em atividades pedagógicas, esportivas e culturais. No ensino especial, eles apoiam os estudantes nos horários de recreação e de refeição.

Cronograma de ações

  • 27 a 29/7 às 12h:
    Inscrições e entrega de documentação nas unidades escolares (UEs) dos candidatos que tiveram problemas na efetuação do cadastro no site.
  • 27 a 29/7:
    Análise curricular: de acordo com o Anexo I, será feita nas unidades escolares, pela comissão avaliadora.
  • 29/7:
    Divulgação do resultado parcial do processo seletivo, no mural da unidade escolar, após as 17h, e nos canais de comunicação on-line, usados pela comunidade escolar.
  • 30/7:
    Recebimento da interposição de recursos, constante no Anexo II, pela unidade escolar.
  • 2/8:
    Divulgação do resultado final do processo seletivo, após a análise dos recursos, nas UEs, com a lista de classificação dos candidatos, após às 17h e divulgação nos canais de comunicação on-line.
  • 2/8:
    A unidade escolar encaminhará à Coordenação Regional de Ensino planilha com resultado final, contendo nome, CPF, pontuação e classificação do candidato.
  • 3 e 4/8:
    Assinatura do Termo de Compromisso na CRE (cronograma a ser disponibilizado pela coordenação).

Veja a portaria e anexos.

Circular nº 3/2021 – SEE/Suplav/Diges

* Com informações da Secretaria de Educação