27/07/2021 às 11:41, atualizado em 27/07/2021 às 13:14

Live debate autonomia de mulheres na América Latina

Iniciativa do GDF marcou a celebração do Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

[Olho texto=”“É preciso pensar em soluções duradouras para realidades tão desafiadoras como as que enfrentamos na América Latina e Caribe” ” assinatura=”Renata Zuquim, chefe do Escritório de Relações Internacionais” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Para celebrar o Dia da Mulher Negra Latino-Americana, Caribenha e da Diáspora (25 de julho), o Governo do Distrito Federal (GDF) promoveu, nesta segunda-feira (26), a live Boas práticas sobre a promoção da autonomia econômica de mulheres na América Latina. Elaborado por meio de parceria entre o Escritório de Relações Internacionais (EAI) e a Secretaria da Mulher (SM), o evento on-line integra o mês de referência das lutas de mulheres negras.

O debate foi transmitido pelo canal da SM no YouTube  e trouxe à tona questões importantes, como o impacto causado pela pandemia de covid-19 na vida de inúmeras mulheres. A chefe do EAI, Renata Zuquim, defendeu a necessidade de políticas públicas regionais: “É preciso pensar em soluções duradouras para realidades tão desafiadoras como as que enfrentamos na América Latina e Caribe. A pandemia gerou uma crise sanitária, social e econômica que só será combatida pela união e parceria entre os países”.

A secretária da Mulher, Ericka Filippelli, reforça: “Essa deve ser uma pauta transversal. Temos o compromisso de promover visibilidade, articulação e força para que as mulheres negras tenham a garantia de seus direitos e a promoção de suas ações e políticas voltadas ao empoderamento”.

O encontro apresentou várias palestras sobre a autonomia econômica de mulheres, bem como projetos e ações exitosas relacionadas a essa pauta. Além da chefe do EAI e da secretária da Mulher, participaram a historiadora e professora do Instituto de Formação Diplomática da República Dominicana Celsa Albert Batista, a oficial de assuntos sociais da Divisão de Gênero da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), Lucía Scuro; a coordenadora de estratégia de emprego e empreendimento da Secretaria da Mulher de Bogotá (Colômbia), Carolina Salazar; a maquiadora e Julia Jordão, idealizadora do Clube de Maquiagem Negra Pele, e a gerente de Diversidade da SM, Andreia Simplício, que mediou o debate.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Confira, no vídeo abaixo, a íntegra do encontro.

*Com informações do Escritório de Relações Internacionais