28/07/2021 às 15:32, atualizado em 28/07/2021 às 15:50

Deck Sul arrumado e com vigilância 24 horas por dia

Equipes atuam na limpeza de estruturas físicas, como os banheiros e as quadras; parque agora conta com equipe de vigilantes

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília* I Edição: Carolina Jardon

Os frequentadores do Deck Sul, localizado próximo ao acesso à Ponte das Garças, na L4 Sul, vão encontrar um espaço mais organizado e seguro graças à ação do GDF Presente. As equipes do Polo Central Adjacente III, em parceria com a Administração Regional do Plano Piloto, atuaram na limpeza de estruturas físicas e desinfecção dos banheiros do local, que agora contam com vigilância 24 horas por dia.

O abrigo dos vigilantes é um velho conhecido dos brasilienses: uma antiga cabine da Polícia Militar do DF (PMDF) que, depois de desativada, permaneceu no local e foi reaproveitada. A Administração do Plano Piloto contratou a empresa de vigilância, que iniciou os trabalhos no último dia 19, e colocou à disposição uma equipe de quatro profissionais para trabalhar no Deck Sul.

Administração do Plano Piloto contratou a empresa de vigilância que iniciou os trabalhos no último dia 19 Fotos: GDF Presente

Para o coordenador do Polo Central Adjacente III, Alexandre César de Oliveira, a presença dos vigilantes será vital para a preservação do local. “Esse serviço de segurança vai intimidar um pouco os vândalos e assegurar que os serviços que vínhamos fazendo aqui rotineiramente durem por mais tempo”, afirma. “Vão pensar duas vezes antes de vandalizar”.

Um dos locais que mais sofriam com a depredação eram os banheiros. Nesta passagem do GDF Presente pelo Deck Sul, eles foram completamente limpos e desinfetados. Além disso, foi feita a limpeza do abrigo de ônibus que dá acesso ao parque, bem como das quadras de esporte e outros espaços físicos.

A presença do GDF Presente foi comemorada pelo comerciante Vinícius Pereira, que trabalha no Deck Sul vendendo açaí. “Fiquei muito feliz ao ver as equipes na área, limpando os banheiros e cuidando do nosso parque. Aqui é muito frequentado e precisa muito de cuidados básicos”, afirma.

A administradora do Plano Piloto, Ilka Teodoro, reforça a expectativa de Alexandre César de Oliveira de que o posto de vigilância vai coibir atos de vandalismo, uma constante reclamação dos frequentadores do espaço: “O Deck Sul é uma área vulnerável nos horários de menor movimento. Além de permitir uma melhor zeladoria, manutenção, conservação e limpeza, a instalação da vigilância vai permitir a reforma dos equipamentos que foram objeto de depredação”.

Ilka informa que a administração trabalha em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) em um projeto para permitir a locação de quiosques no local e para a construção de mais ciclovias e calçadas, que vão atrair mais visitantes ao Deck Sul.

“É uma área mais isolada, com acesso praticamente apenas por carro. A gente tem essa constatação de que as áreas mais usadas e acessadas pela população acabam sendo mais bem-cuidadas”, afirma.

* Colaborou Gizella Rodrigues