28/07/2021 às 14:46, atualizado em 28/07/2021 às 15:33

Prêmio Candanguinho inicia análise de mérito dos candidatos

Concurso de poesia infantojuvenil vai selecionar 30 obras inéditas para compor uma coletânea

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) publicou, no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quarta-feira (28), o resultado final de admissibilidade do I Prêmio Candanguinho de Poesia Infantojuvenil. Com o objetivo de estimular o hábito da leitura e a formação de jovens escritores, o chamamento público vai selecionar 30 obras inéditas, de autoria de crianças e jovens, para compor a coletânea de poesias A Mala do Livro, Uma Viagem na Cultura.

De iniciativa da Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), que atende à Política do Livro, Escrita e Oralidade do Distrito Federal, o edital reuniu um número expressivo de inscrições de crianças e jovens moradores do DF e da Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno (Ride), com poesias autorais.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Ao todo, 180 inscrições foram admitidas: 104 na categoria Infantil (7 a 12 anos), 74 na categoria Juvenil (13 a 17 anos) e duas na categoria Pessoa com Deficiência (7 a 17 anos). Das 163 notificações enviadas, 87 não responderam. Assim, as inscrições classificadas como “não admitidas” foram desclassificadas por não atender à notificação enviada ao endereço eletrônico informado no formulário de inscrição.

As 30 poesias selecionadas serão publicadas em coletânea nos formatos e-book, livro impresso, em braille e/ou audiolivro. Além de dez exemplares da obra impressa, os autores classificados nos três primeiros lugares de cada categoria receberão, do primeiro ao terceiro colocado, respectivamente, um smartphone, um tablet e um leitor de e-book. Os demais selecionados ganham certificado e dois exemplares da obra.

O certame entra agora na segunda etapa, de avaliação de mérito cultural, em que as inscrições admitidas serão avaliadas pela comissão de seleção, instituída pela Portaria nº 49, de 22 de abril de 2021. O resultado preliminar de mérito será publicado no DODF e no site da Secec.

Para dúvidas e informações, os interessados devem entrar em contato com o e-mail premiocandanguinhodepoesia@cultura.df.gov.br.

Confira o edital, na íntegra.

*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa