28/07/2021 às 13:09

Samambaia recebe projeto ‘Cidade da Segurança Pública’

Durante toda esta semana, a região será alvo de ações de fiscalização e atividades sociais

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

O projeto Cidade da Segurança Pública (CSP), criado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), foi lançado nesta quarta-feira (28) em Samambaia. O objetivo é reduzir índices criminais, por meio da concentração de esforços policiais, e executar ações sociais, com a prestação de serviços e promoção da cidadania.

Estrutura está montada na Feira Permanente, com oferta de vários serviços à população | Foto: Divulgação/SSP

A solenidade, que ocorreu na estrutura montada junto à Feira Permanente de Samambaia, foi acompanhada por representantes dos poderes Executivo e Legislativo locais, das forças de segurança, populares e lideranças comunitárias. Os serviços serão oferecidos até o próximo sábado (31), enquanto as ações de policiamento seguem até domingo (1º/8). A solenidade foi transmitida ao vivo, por meio do perfil da SSP no Instagram.

Em formato itinerante, o projeto integra o programa estruturante da SSP DF Mais Seguro e conta com participação integrada das polícias Militar (PMDF) e Civil (PCDF), Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) e Departamento de Trânsito (Detran). Também participam as secretarias da Mulher (SM), de Trabalho (Setrab), de Administração Penitenciária (Seape), de Saúde (por meio da Vigilância Sanitária) e DF Legal, Banco de Brasília (BRB), Neoenergia BSB, Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), Serviço social da Indústria do DF (Sesi), Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Qualidade de vida

“Serão realizadas ações de fiscalização e repressão criminal, mas nossa atuação também tem como foco promover melhor qualidade de vida à população e atuar de forma preventiva, por meio de oficinas e prestação de serviços”, reforçou o secretário de Segurança Pública, delegado Júlio Danilo.

[Olho texto=”“Uma das determinações do governador Ibaneis foi que ele queria seu governo nas ruas, mais perto do povo, de forma horizontal, pois o governo acontece perto da população e não em gabinetes” ” assinatura=”José Humberto, secretário de Governo” esquerda_direita_centro=”direita”]

O gestor pontuou que Samambaia, assim como o DF, apresenta queda nos índices criminais. “Registramos o decréscimo de 50% dos homicídios na região este ano, o que compactua com nossas políticas de segurança pública para redução dos crimes contra a vida”, ilustrou.

A edição de aniversário da Operação Quinto Mandamento, que faz parte da programação, também foi anunciada pelo titular da SSP: “Esta é uma operação fundamental para redução criminal e, além disso, pela presença do Estado, contribui para sensação de segurança dos moradores. Realizaremos ações em toda região, em específico nos pontos quentes, com maior incidência criminal”.

Ações integradas

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O secretário de Governo, José Humberto, representou o governador Ibaneis Rocha na ocasião e reforçou a importância das lideranças comunitárias, muito presentes na cidade. “Samambaia tem essa característica, o que é muito importante para as ações de governo”, afirmou. “Tenho uma admiração muito grande por este projeto, pois foi definido em minha sala, em conjunto. Uma das determinações do governador Ibaneis, ainda na transição do governo, foi que ele queria seu governo nas ruas, mais perto do povo, de forma horizontal, pois o governo acontece perto da população e não em gabinetes. E esse projeto vem ao encontro desse desejo do governador”.

O administrador regional de Samambaia, Gustavo Aires, agradeceu a realização da CSP: “Este é um momento de muita importância em nossa cidade. Agradeço por trazerem esse projeto grandioso para cá”.

Participaram também da cerimônia o assessor especial do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Manuel Arruda, representado o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, e o deputado Hermeto – que elogiou a estrutura: “Nunca vimos uma Secretaria de Segurança tão integrada, coesa”.

Ações

Durante os cinco dias de ação em Samambaia, haverá uma estrutura montada na feira da cidade. Os serviços serão oferecidos das 9h às 14h, de quarta a sexta-feira (30). No sábado, haverá atendimento das 9h às 15h.

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública