29/07/2021 às 08:38, atualizado em 29/07/2021 às 10:37

Atleta do DF estreia nesta sexta-feira (30) em Tóquio

Luana Lira, dos saltos ornamentais, treina no Centro de Excelência da Universidade de Brasília (UnB)

Por Agência Brasília * I Edição: Carolina Jardon

Os Jogos Olímpicos de Tóquio mudaram a rotina do brasileiro que trocou o fuso horário para acompanhar as disputas. E os saltos ornamentais dominarão as piscinas da capital japonesa a partir da madrugada desta sexta-feira (30), com a participação da atleta Luana Lira, que treina no Instituto Pro Brasil, no Centro de Excelência da Universidade de Brasília (UnB). Na próxima semana será a vez de Kawan Pereira, beneficiário do programa Bolsa Atleta, da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), fazer sua apresentação no evento.

A bateria feminina abre os trabalhos do primeiro dia, entre as 3h e as 5h30, e Luana Lira se apresenta na eliminatória da prova de trampolim de 3 metros. A jovem, que nasceu em João Pessoa (PB) e treina em Brasília desde 2014, conquistou neste ano o Campeonato Sul-Americano e quase perdeu, no último momento, a sonhada vaga para os Jogos de Tóquio, devido a uma alteração de regras promovida pela Federação Internacional de Desportos Aquáticos (Fina), que acabou mantendo os critérios iniciais de classificação.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A secretária de Esporte e Lazer (SEL), Giselle Ferreira, que segue acompanhando o desempenho dos esportistas brasileiros nos Jogos Olímpicos, acredita no bom resultado de Luana Lira. “Estamos aqui na torcida; sabemos como é difícil o dia a dia de uma pessoa que se dedica, integralmente, ao esporte. E nossos atletas da cidade não são diferentes. Por isso, colocamos à disposição programas importantes como o Bolsa Atleta e o Compete Brasília, que são fundamentais nesse apoio do governamental”.

* Com informações da Secretaria de Esporte e Lazer