29/07/2021 às 12:39, atualizado em 29/07/2021 às 12:41

Segue a vacinação para pessoas em situação de rua

Só na manhã desta quinta (29), foram imunizados mais de 1,5 mil cidadãos do segmento

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

[Olho texto=”“Uma ação como essa traz segurança para o cidadão e para os trabalhadores das unidades socioassistenciais”” assinatura=”Mayara Noronha Rocha, secretária de Desenvolvimento Social” esquerda_direita_centro=”direita”]

Mais 100 doses de vacina contra a covid-19 foram disponibilizadas, nesta quinta-feira (29), para pessoas em situação de rua e trabalhadores das unidades de acolhimento institucional. A imunização está ocorrendo desde as primeiras horas da manhã no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) do Gama.

Como de costume, os acolhidos receberam a vacina da Janssen, pois, por se tratar de um público nômade, é recomendável a aplicação da dose única. “Uma ação como essa traz segurança para o cidadão e para os trabalhadores das unidades socioassistenciais”, enfatiza a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha. “É uma forma de preservar a saúde dos públicos externo e interno”.

Creas do Gama reuniu para imunização o público contemplado por ações socioassistenciais do GDF | Foto: Dyego Santos/Sedes

Para José Eliomar Gonçalves, Uma das pessoas atendidas pela rede socioassistencial local, a imunização significa tranquilidade. “Me sinto mais protegido; é mais segurança para mim e para o próximo”, comemora.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Com a imunização desta manhã, a quantidade de cidadãos atendidos e servidores vacinados, somados, ultrapassa 1,5 mil pessoas. Fruto de uma parceria entre as secretarias de Saúde (SES) e de Desenvolvimento Social (Sedes), a vacinação para esse público volta a ocorrer na região, que leva em consideração Gama e Santa Maria, durante a próxima semana.

Essa ação tem o respaldo da Circular nº 35/2021, que autorizou a aplicação da vacina contra o coronavírus para o público em situação de rua, bem como os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas), incluindo os servidores dos serviços especializados em abordagem Social que trabalham com essa clientela.

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social