02/08/2021 às 18:55, atualizado em 02/08/2021 às 20:40

DF tem mais uma clínica parceira para castrar cães e gatos

Iniciativa faz parte da política de ampliação e descentralização do serviço, oferecido de forma gratuita à população

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

O Programa de Castração de Cães e Gatos do Instituto Brasília Ambiental passa a contar com o reforço de mais uma clínica. Foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta segunda-feira (2) o extrato do Contrato de Prestação de Serviços nº 7, assinado com o Hospital Veterinário Animais, localizado em Ceilândia Sul. A partir de agora, o órgão ambiental passa a contar com quatro clínicas veterinárias, todas selecionadas no mesmo edital.  As outras três clínicas assinaram o contrato em abril e já estão atuando no programa desde maio.

O Programa de Castração de Cães e Gatos faz parte do planejamento estratégico do Brasília Ambiental, com metas pactuadas pelo Plano Plurianual | Fotos: Divulgação Brasília Ambiental

O contrato assinado, inicialmente, é de três meses. Mas o órgão já empenha esforços por recursos para mantê-lo por mais tempo, garantindo a continuidade do serviço. “Essa quarta clínica submeteu a proposta próximo ao final do prazo, motivo pelo qual sua documentação ainda estava em avaliação quando as outras três assinaram o contrato”, explica o analista de atividades do meio ambiente, Rodrigo Santos.

[Numeralha titulo_grande=”70″ texto=”animais vão poder ser atendidos por dia na nova clínica contratada pelo Brasília Ambiental” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A nova contratada tem capacidade de realizar castrações de 70 animais por dia. No entanto, o analista ressalta que, no mês de agosto, o Hospital Veterinário Animais não fará atendimento da campanha de castração por estar em período de adaptação e treinamento. Sendo assim, neste período, o local atenderá os animais do Programa de Protetores e ONGs (Organizações Não Governamentais) do instituto.

Novas parcerias

O Programa de Castração de Cães e Gatos do Brasília Ambiental, que existe desde 2017, faz parte do planejamento estratégico e do Plano Plurianual vigente no órgão, com metas pactuadas. O edital de credenciamento integra essas metas, sendo o aumento de uma para quatro clínicas considerado um grande avanço pelo órgão, assim como o começo da descentralização deste serviço.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

As outras três clínicas que integram o programa são: Coração Peludinho (Gama), Centro Veterinário Dr. Juzo (Samambaia) e Pet Adote (Paranoá). As clínicas inscritas no edital foram avaliadas pela Comissão de Avaliação do Credenciamento de Estabelecimentos Prestadores de Serviço na Área Veterinária para castração de cães e gatos.

*Com informações do Instituto Brasília Ambiental