02/08/2021 às 21:17, atualizado em 04/08/2021 às 11:44

GDF promove novo colorido às quadras esportivas do Guará

Demanda tem sido provocada pelos moradores via Ouvidoria, canal que tem aproximado a comunidade da RA

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

[Olho texto=”“A ouvidoria é fundamental para que a gestão de nossas demandas seja realizada com sucesso”” assinatura=”Luciane Quintana, administradora do Guará” esquerda_direita_centro=”direita”]

O clima é de cidade do interior. Diga-se de passagem, um charme inerente às quadras do Guará, que sempre contam com parquinho infantil para as crianças e quadra poliesportiva onde os jovens possam extravasar as energias, descontrair, enfim, se divertem. Agora, pelos menos sete delas trazem um atrativo a mais. Estão mais coloridas, melhor sinalizadas e amparadas por pequenos reparos.

A melhoria é fruto de uma relação que tem dado certo entre a administração e a comunidade, via Ouvidoria do GDF. Os moradores fazem seus pedidos e o poder público tenta atender o mais rápido possível. E tem dado certo!

Os parques e brinquedos infantis, comuns nas quadras do Guará, ganham colorido especial com o trabalho desenvolvido a partir de pedidos da comunidade, via Ouvidoria do GDF | Fotos: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

“A ouvidoria é fundamental para que a gestão de nossas demandas seja realizada com sucesso”, observa a administradora Luciane Quintana. “É por meio desse canal que as pessoas chegam até nós”, comenta.

[Olho texto=”“Estamos satisfeitos. Sempre que surge uma demanda, abrimos uma ordem de serviço na ouvidoria e os atendimentos têm sido céleres”” assinatura=”Francisco Xavier de Castro, líder comunitário” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Graças a essa comunicação eficiente, as quadras da QI 02, QI 10, QI 14, QE 01, QE 03, QE 18 e QE 38 passaram por algum tipo de intervenção recentemente. O resultado tem deixado os moradores motivados. “As quadras do Guará, por muito tempo, ficaram abandonadas”, comenta o prefeito da QI O2 do Guará, Francisco Xavier de Castro, 63 anos. “Estamos satisfeitos. Sempre que surge uma demanda, abrimos uma ordem de serviço na ouvidoria e os atendimentos têm sido céleres”, conta o líder comunitário.

O estilo bucólico do setor, recheado de bancos de praça e sutilmente arborizado, sempre faz a aposentada mineira de Patos de Minas, Guaraci Vieira de Matos, 66 anos, lembrar da terra natal. Segundo a moradora, as bem-feitorias executadas pela equipe de manutenção e conservação da RA no espaço de 200 metros, como as novas pinturas coloridas do playground e cores vivas no piso da quadra poliesportiva, tornou o lugar mais agradável ainda.

“É um lugar de bom convívio, os moradores gostam de vir aqui no fim da tarde, de passear aos fins de semana”, relata. “São espaços públicos usufruídos por muita gente deste setor, muito importante manter limpo e bem cuidado, as manutenções são necessárias sempre”, diz.

Amantes do basquete, os estudantes Enzo Casimiro, 17 anos, e Leonardo Lobo, 18 anos, admitem que a quadra pintada ficou mais convidativa. “Quando tudo é arrumado estimula a gente de vir para cá, eu nem moro nessa quadra, mas gosto de vir brincar aqui”, revela Lobo. “A quadra, com a pintura nova ficou ótimo, é um convite para a diversão, incentiva a gente a vir para cá todos os dias”, faz coro o colega Casimiro.

O estudante Leonardo Lobo, que nem mora na região, aproveita as boas condições da quadra para jogar basquete com o colega Enzo Casimiro

Melhora o astral

Moradora da QI 14, a técnica de arte gráfica, Célia Maria Gomes, 58 anos, todos os dias faz caminhada na praça do local. Confessa que andava desanimada com a sujeira do lugar, a falta de vida da quadra poliesportiva, que também ganhou cores vibrantes.

Nem acreditou quando um dia chegou para fazer seu cooper diário e viu reeducandos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do Distrito Federal besuntando de tinta o chão da quadra.

“Para gente que sempre usa esse espaço para fazer exercício, como área de lazer, é muito bom ver o lugar bonito, melhora até o astral da gente”, comenta a moradora. “Essa praça é bem frequentada pelos moradores da 14, todo final de tarde enche de menino para brincar na quadra que acabou de ser pintada”, conta.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Outro espaço que recebeu tinta nova no piso e nos alambrados, foi a quadra poliesportiva da QE 03. Há dez anos morando bem do lado do espaço, o marceneiro Petrônio Silva, 42 anos, conta que não via o lugar bem cuidado há bastante tempo. “Um dia abri a marcenaria e vi o pessoal da administração pintando a quadra”, recorda. “É bom né, sempre tem gente brincado ali, principalmente criança, é bom estar bem cuidada”, destaca.

Pequenos reparos e novas pinturas deram o ar da graça em outras quatro quadras da cidade nos últimos meses. Para a administradora do Guará, Lucilene Quintana, os trabalhos de manutenção realizados nesses espaços de importante convivência social têm efeito libertador. “O Guará é uma cidade onde as pessoas gostam de usufruir quadras, praças”, constata. “Temos tido reuniões com as lideranças esportivas da cidade e esse trabalho em parceria tem beneficiado a educação, na ressocialização dos jovens da nossa comunidade, a gente sabe que o esporte traz libertação, isso significa menos jovens na criminalidade”, avalia.