03/08/2021 às 15:34, atualizado em 03/08/2021 às 21:10

A voz da Emater ao alcance de todos pelas ondas da internet!

Empresa cria um boletim de áudio para dar informação ao produtor rural a qualquer hora. Toda terça-feira um tema é abordado

Por Marlene Gomes, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

Às 5h, enquanto transporta verduras até a Central de Abastecimento (Ceasa), um produtor rural de Brazlândia aproveita o tempo da viagem até o Cruzeiro para se inteirar sobre o Programa de Aquisição da Produção da Agricultura para fornecimento de alimentos ao Zoológico de Brasília. À tardinha, um empreendedor em potencial aproveita a atividade física, de todos os dias, para saber como pode se beneficiar do Fundo de Aval, que oferece crédito para o produtor desenvolver suas atividades.

Arte: Emater-DF

Assim mesmo, com o objetivo de levar mais informações para o produtor rural e a população, em geral, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) lançou o podcast Boletim do Campo.

Uma espécie de rádio virtual, o podcast vai ao ar toda semana com entrevistas, temas técnicos e informações diversas relacionadas ao campo, de um jeito prático, rápido e de fácil acesso. A duração de cada episódio varia entre seis e 12 minutos.

[Olho texto=”“A pessoa escuta quando pode, na hora que pode e no momento em que for possível. Governo do futuro é governo digital”” assinatura=”Pedro Ivo Borges, coordenador de Operações da Emater-DF” esquerda_direita_centro=”direita”]

O podcast Boletim do Campo é divulgado toda terça-feira e pode ser acessado de qualquer smartphone conectado à internet. Não é necessário baixar o aplicativo para ouvir. O interessado pode acessar o podcast pelo Spotify ou ouvir o conteúdo pelo Soundcloud.

Já foram ao ar nove episódios, abordando temas diversos, como os cuidados com as aves no inverno; peculiaridades e vantagens do cultivo de maracujá; divisão de colmeias em pequenos espaços; produção de tinta a partir de terra e a utilização na pintura de casas na zona rural; cuidados com os peixes durante o inverno; e formas de comercialização de produtos da agropecuária.

“Com a pandemia da covid-19, precisamos realmente inovar para atingir o público de diferentes formas. A pessoa escuta quando pode, na hora que pode e no momento em que for possível. Governo do futuro é governo digital”, disse o coordenador de Operações da Emater-DF, Pedro Ivo Borges Passos.

Juventude rural

A inovação na comunicação com os agricultores e produtores visa também alcançar os jovens que vivem no campo, uma adaptação necessária para envolver um nicho que procura o seu espaço. “O podcast atinge também a juventude rural. Temos que falar a mesma língua dos jovens que estão no campo”, enfatiza Pedro Ivo Borges Passos.

[Olho texto=”“A gente estava insistindo com o maracujá, mas essa região é de mata seca e, para plantar a fruta, dependemos de um sistema de irrigação. O material que ouvi é muito bom e eu aprendi também sobre as formas de polinizar o maracujá”” assinatura=”Daniel Pereira Rocha, presidente de associação no Córrego da Onça” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Daniel Pereira Rocha, presidente da Associação dos Chacareiros do núcleo rural Córrego da Onça, entidade que reúne 63 chacareiros, aprovou a inovação. Ele tinha a intenção de implantar a produção de maracujá na localidade, mas se convenceu da inutilidade da ideia, depois de ouvir o podcast sobre o cultivo da fruta.

“A gente estava insistindo com o maracujá, mas essa região é de mata seca e, para plantar a fruta, dependemos de um sistema de irrigação. O material que ouvi é muito bom e eu aprendi também sobre as formas de polinizar o maracujá”, disse Daniel.

O núcleo rural Córrego da Onça está localizado no Park Way, próximo à Vila Naval Almirante Visconde de Inhaúma e o Catetinho.

Cursos on-line

Recentemente, com a pandemia da covid-19, e já pensando em novas formas de chegar até o produtor, a Emater-DF lançou cursos on-line de Boas Práticas de Fabricação.

“Essa foi uma forma de continuar levando conteúdos técnicos e qualificados ao campo. Mesmo com a dificuldade de acesso à internet, e também com a falta de familiaridade de alguns produtores com a ferramenta, a adesão tem sido surpreendente. Já estamos na terceira turma e todas com a participação de mais de 100 produtores”, disse a presidente da Emater, Denise Fonseca.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Outra forma de a Emater-DF chegar até o produtor, com informações técnicas, é por meio do canal da empresa no YouTube. Lá, é possível encontrar vídeos sobre montagem de minijardim com suculenta, manejo sanitário e doenças na avicultura, produção de ovos caipiras, receita de biofertilizante, manejo e irrigação, produção intensiva de peixes e outros temas.