03/08/2021 às 16:19, atualizado em 03/08/2021 às 17:58

SLU comemora 60 anos com exposição itinerante

Governador Ibaneis inaugura, no Venâncio Shopping, espaço que apresenta a história do órgão e sua importância na limpeza urbana de todo o DF

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília | Edição: Rosualdo Rodrigues

Celebrar o passado e o presente da limpeza urbana no Distrito Federal. Assim pode ser definida a exposição itinerante do Museu da Limpeza Urbana, inaugurada no início da tarde desta terça-feira (3), no Venâncio Shopping (Asa Sul). A abertura da mostra também marcou o aniversário do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), que completa 60 anos de existência.

O objetivo da exposição é aproximar a população da história do SLU, não só contando o passado, mas apresentando novos equipamentos e tecnologias utilizados na limpeza urbana do DF | Fotos: Renato Alves/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha participou da solenidade ao lado do presidente do SLU, Sílvio Vieira, e de outras autoridades. O chefe do Executivo local visitou a exposição, que conta com diversas peças singulares encontradas em áreas de transbordo, além de um pouco da história do SLU e dos profissionais de limpeza urbana.

[Olho texto=”“Brasília é uma cidade com qualidade de vida muito elevada, e isso tudo passa pelo trabalho feito pela turma do SLU”” assinatura=”Governador Ibaneis Rocha” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“O trabalho que é feito pelo SLU no DF como um todo é de grande importância. Nós temos uma cidade extremamente limpa e bem-cuidada, e por trás disso existem homens, mulheres e máquinas que ajudam nessa limpeza. Brasília é uma cidade com qualidade de vida muito elevada, e isso tudo passa pelo trabalho feito pela turma do SLU”, destacou o governador.

O presidente do SLU falou sobre a história da instituição e afirmou que as políticas públicas de limpeza urbana no DF estão seguindo as tendências modernas e se atualizando constantemente. “Por determinação do governador, o SLU tem se renovado, e temos muitas tecnologias, como o aplicativo. Estamos nos modernizando, e a população pode esperar o que sempre fizemos: muito trabalho e limpeza para a cidade”, afirmou.

O espaço foi cedido pela administração do shopping sem custos ao Governo do Distrito Federal (GDF) para a exposição itinerante, que terá duração de seis meses. O Museu da Limpeza Urbana fica no andar térreo do Venâncio Shopping, ao lado da praça de alimentação.

História que vem do lixo

O Museu da Limpeza Urbana funciona desde 1996 em uma casa situada na Usina de Tratamento Mecânico Biológico de Ceilândia, na QNP 28 (Usina do P Sul), e conta com um acervo de 600 peças. Foi idealizado pelo servidor do SLU Cícero de Lacerda, que hoje atua no papa-entulho de Santa Maria.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Segundo o órgão, a ideia do Museu da Limpeza Urbana itinerante é aproximar a população da história do SLU. No acervo, além das peças encontradas no lixo, há espaço para apresentar novos equipamentos e tecnologias utilizados na limpeza urbana do Distrito Federal.

Os visitantes vão conhecer ainda os uniformes dos garis usados ao longo dos anos; telefones antigos, como orelhão, celulares analógicos e os primeiros digitais; quadros e fotografias das décadas de 1980 e 1990 com vários equipamentos de limpeza da época, além de informações e novidades sobre a gestão de resíduos sólidos.