04/08/2021 às 11:24, atualizado em 04/08/2021 às 14:35

Atleta brasiliense marcha em busca do pódio em Tóquio

Beneficiado por programas esportivos do GDF, Caio Bonfim participa da prova de marcha atlética na madrugada desta quinta-feira (5)

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

[Olho texto=” Um dos melhores marchadores do mundo, o atleta já tem no currículo duas medalhas de bronze e uma de prata” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Chegou o momento de uma das principais promessas de medalhas de atletas do Distrito Federal entrar em ação nos Jogos Olímpicos de Tóquio. O brasiliense Caio Bonfim disputará, nesta quinta-feira (5), a partir das 4h30 (horário de Brasília), a prova de 20 km da marcha atlética, marcando sua terceira participação consecutiva no maior torneio esportivo do mundo. A ideia é alcançar o pódio, meta que quase foi superada na última edição do Rio de Janeiro, quando ele ficou com a quarta colocação.

Caio Bonfim (Brasil), medalha de prata nos 20km da marcha atlética nos Jogos Pan-Americanos Lima 2019. Local: Miraflores, em Lima, Peru. Data: 04.08.2019. Crédito obrigatório: Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br

Caio Bonfim, em foto tirada nos Jogos Pan-Americanos de Lima (Peru) de 2019, antes da pandemia | Foto: Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br

Beneficiado pelos programas Bolsa Atleta e Compete Brasília, da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), Caio Bonfim se destaca como um dos melhores marchadores do mundo e o maior da história do Brasil. Ele faz parte do Centro de Atletismo de Sobradinho (Caso), coordenado por seus pais e técnicos, João Bonfim e Gianetti Sena – primeira brasileira a ganhar uma medalha internacional na modalidade. No currículo do esportista de 30 anos estão duas medalhas de bronze – uma no Mundial de 2017 e outra nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015 – e uma de prata nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019.

“O cenário no ano passado estava muito mais difícil, muito obscuro, com várias provas canceladas; e, com as Olimpíadas adiadas, deu mais tempo para planejarmos mais”, comentou o atleta em abril, durante visita à SEL. “Hoje estamos fazendo menos provas, mas estou usando esse tempo para treinar ainda mais –na rua, na área rural, na esteira em casa, improvisamos de acordo com a situação. Estamos nos adaptando, porque as coisas mudam muito rapidamente.”

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Treinamento local

[Olho texto=” “Sabemos como ele é um atleta focado, disciplinado e resiliente, além de ser a cara da nossa cidade. Tem tudo para voltar de Tóquio com medalha” ” assinatura=”Giselle Ferreira, secretária de Esporte e Lazer” esquerda_direita_centro=”direita”]

Dos oito atletas que representam o Distrito Federal nos Jogos Olímpicos, Caio Bonfim é o único que nasceu e continua treinando na cidade, especificamente no Estádio Augustinho Lima. No ano passado, devido à pandemia, o marchador precisou substituir o treinamento na rua pela esteira em casa. Dentro da equipe de atletismo brasileira que disputará a prova com Caio, estão os esportistas Lucas Mazzo, de Belém (PA), e Matheus Corrêa, de Blumenau (SC).

A secretária de Esporte e Lazer (SEL), Giselle Ferreira, acredita no bom momento esportivo do brasiliense para conquistar o pódio na marcha atlética do país. “As marcas do Caio são incríveis”, avalia. “Sabemos como ele é um atleta focado, disciplinado e resiliente, além de ser a cara da nossa cidade. Tem tudo para voltar de Tóquio com medalha”.

*Com informações da Secretaria de Esporte e Lazer