04/08/2021 às 15:48, atualizado em 04/08/2021 às 16:13

Reeducandas aprendem a fazer capas de sofá

Realizada por meio de parceria entre Sejus, Seape e iniciativa privada, oficina vai capacitar mulheres da Penitenciária Feminina do DF

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

[Olho texto=”“O que fazemos é aproveitar o período de cumprimento de pena para oferecer qualificação profissional a essas mulheres”” assinatura=”Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania” esquerda_direita_centro=”direita”]

Será inaugurada, no próximo dia 10 de agosto, a oficina para produção de estofados e capas de sofá na Penitenciária Feminina do Distrito Federal, resultado de parceria entre Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), por meio da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap), Secretaria de Administração Penitenciária (Seape) e a iniciativa privada – no caso, a empresa Montreal Montadora de Móveis do grupo Novo Mundo.

Para a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, o principal objetivo do curso é a redução da criminalidade. “Uma forma de proporcionar o retorno da reeducanda ao convívio com a sociedade é por meio do trabalho. O que fazemos é aproveitar o período de cumprimento de pena para oferecer qualificação profissional a essas mulheres”.

De acordo com a diretora Executiva da Funap, Deuselita Martins, “apenas 5% dos reeducandos inseridos no mercado de trabalho voltam a reincidir no crime. Os benefícios desse processo também estão ligados a propiciar uma renda para ajudar no sustento das famílias das reeducandas.”

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

No primeiro momento, serão beneficiadas cinco mulheres, que serão capacitadas e contratadas com uma bolsa ressocialização no valor de R$ 825. Elas vão trabalhar na própria unidade prisional, onde a empresa instalou um polo de produção. O contrato terá duração de 12 meses.

Chamamento público

A Montreal Montadora de Móveis atendeu a um chamamento público aberto pela Funap e pela Sejus no dia 6 de janeiro deste ano, para convocar empresas interessadas em utilizar os espaços das unidades prisionais para promover a capacitação profissional e a contratação de presos do regime fechado e semiaberto.

O edital, inclusive, segue aberto para que outras empresas interessadas possam formalizar esse tipo de parceria com o governo. Os interessados devem procurar a sede da Funap, situada no SIA Trecho 02.

*Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania do DF