05/08/2021 às 13:27, atualizado em 07/08/2021 às 11:34

Educação ambiental é tema de mostra na Casa de Chá

Exposição promovida pela PMDF vai até o dia 9, tendo entre os destaques trabalhos artísticos focados na preservação 

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

[Olho texto=”“Todo o projeto é pensado para que exista sempre a conscientização de que a natureza é o maior patrimônio e a preservação é a nossa prioridade” ” assinatura=”Sargento Ottoni, do Batalhão de Polícia Militar Ambiental” esquerda_direita_centro=”direita”]

Conscientizar a população do DF, principalmente as crianças entre cinco e 12 anos, sobre a importância da preservação do meio ambiente, é o foco da exposição PMDF na Educação Ambiental, em cartaz na Casa de Chá do Centro de Apoio ao Turista (CAT), na Praça dos Três Poderes, até o próximo dia 9. A mostra é fruto de parceria entre a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), por meio do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), com a Secretaria de Turismo (Setur).

A exposição está dividida em três projetos do Programa Educacional Ambiental Lobo Guará, que visa promover ações de educação para a preservação ambienta. O primeiro é o Teatro do Lobo Guará, formado por um elenco que fala sobre a preservação da natureza com inserções a respeito de educação e segurança. A fantasia do personagem do lobo-guará, símbolo do DF, poderá ser vista na exposição.

Personagens da mostra “posam” entre o sargento Ottoni, do BPMA, e a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça | Foto: Divulgação/Setur

O sargento Ottoni, do BPMA, explica: “Todo o projeto é pensado para que exista sempre a conscientização de que a natureza é o maior patrimônio e a preservação é a nossa prioridade. Crianças e adolescentes passam a ter um contato com informações relevantes com as artes plásticas, o teatro e cursos para as escolas públicas que trazem um resultado positivo, e eu agradeço a oportunidade e o espaço que a Setur está proporcionando”.

Curso e projeto

[Olho texto=”“Receber a exposição aqui na Casa de Chá representa o trabalho integrado que vem sendo desenvolvido desde o primeiro dia do nosso governo” ” assinatura=”Vanessa Mendonça, secretária de Turismo” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A segunda seção da mostra apresenta informações sobre o curso de guardião ambiental, criado para estimular reflexões sobre a necessidade de mudanças comportamentais e dividido em 12 aulas nas escolas. O foco é despertar nas crianças a consciência do poder que elas têm para cuidar do meio ambiente. Já foram  formados mais de 10 mil guardiões ambientais desde 2011.

Já a terceira parte da exposição fala sobre o projeto Saber Cerrado, executado por meio de parceria entre a Secretaria de Educação (SEE), o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Entre as atividades desenvolvidas pelo projeto, há palestras oferecidas aos visitantes do Parque Nacional de Brasília.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“É uma alegria muito grande poder oferecer à nossa população e aos visitantes, aqui em nosso espaço, este trabalho magnífico da Polícia Militar, que tem um cuidado com o meio ambiente e vem, ao longo de anos, conscientizando principalmente as crianças”, ressalta a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça. “Receber a exposição aqui na Casa de Chá representa o trabalho integrado que vem sendo desenvolvido desde o primeiro dia do nosso governo”.

*Com informações da Secretaria de Turismo