06/08/2021 às 10:54, atualizado em 06/08/2021 às 10:58

Copa HC de Futebol de Base movimenta a capital federal

Apoiado pela Secretaria de Esporte e Lazer, evento reúne 1,7 mil jovens atletas

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

[Olho texto=”Partidas, que vão até 19 de setembro, ocorrem sem a presença de público, em razão dos protocolos de segurança contra a covid-19″ assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Começou a 11º edição da Copa HC de Futebol de Base no Distrito Federal, tradicional competição destinada ao público mais jovem e criada há dez anos, a partir das demandas de projetos sociais e escolinhas. Haverá partidas em todos os fins de semana deste mês, estando as finais programadas para 19 de setembro. Promovido pela Associação Desportiva, Social e Cultural Hebert Campos (Adeshc), o evento tem apoio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL).

As partidas ocorrem na Arena HC, do Clube da Associação dos Servidores da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Arcef), próximo ao Parque Nacional de Brasília (Água Mineral), com disputas também realizadas em outros endereços eventuais.

Seguindo todos os protocolos contra a covid-19, os confrontos ocorrem sem a presença de público, sendo autorizada apenas a entrada do responsável do participante menor de 18 anos, dentro do distanciamento de 2 metros e utilizando proteção facial. É obrigatória a aferição de temperatura corporal, e qualquer pessoa que apresente suspeita de infecção será imediatamente afastada. Todos os materiais serão desinfetados, assim como haverá álcool gel disponível para todos os presentes.

Estímulo

[Olho texto=”“A Copa HC promove aos nossos jovens, desde cedo, o contato com a prática esportiva e seus valores, como a disciplina, a persistência e a competitividade saudável” ” assinatura=”Giselle Ferreira, secretária de Esporte e Lazer” esquerda_direita_centro=”direita”]

As 40 equipes participantes estão divididas em quatro categorias – eles Sub 11, Sub 13, Sub 15 e Sub 17 –, com participação de 1,7 mil pessoas. Os times mistos são formados por meninos e meninas. Quando finalizados os confrontos por grupos, os quatro primeiros colocados de cada categoria seguem para as etapas seguintes.

O investimento, de R$ 140.654, feito por meio de termo de fomento, colabora para a contratação da equipe de arbitragem, locutor e comentarista esportivo, materiais esportivos e premiações, locação de tendas, ambulâncias e sonorização, entre outros itens.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Estamos muito animados com o retorno gradual das atividades esportivas, sempre garantindo toda segurança a todos os envolvidos”, comemora a secretária de Esporte e Lazer, Giselle Ferreira. “Exemplo disso é a Copa HC, que promove aos nossos jovens, desde cedo, o contato com a prática esportiva e seus valores, como a disciplina, a persistência e a competitividade saudável, além de colaborar na descoberta de novos talentos que podem despontar no futuro e representar a nossa capital e o país no mundo afora.”

O idealizador da iniciativa, Hebert Campos Ferreira, reforça a importância de retornar com as atividades. “Hoje, acredito que somos a competição mais tradicional de futebol de base do DF”, avalia.

*Com informações da Secretaria de Esporte e Lazer