06/08/2021 às 14:22, atualizado em 06/08/2021 às 17:14

Divulgado resultado preliminar de edital para artistas negras

Com 233 inscrições, certame vai premiar 30 artistas do Distrito Federal

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

[Olho texto=”“Ficamos impressionadas com a quantidade de inscritas, principalmente de fora do Plano Piloto” ” assinatura=”Beth Fernandes, coordenadora da comissão de seleção do edital” esquerda_direita_centro=”direita”]

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) publicou, no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta sexta-feira (6), o resultado preliminar de admissibilidade do Edital n° 16, que vai pagar R$ 5 mil a cada artista premiada em celebração à Semana da Mulher Negra. O certame entra na fase de diligências, em que as proponentes notificadas devem apresentar documentação complementar.

Das 233 inscrições recebidas, apenas 30 são de artistas residentes em regiões com maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Distrito Federal, como Plano Piloto, Sudoeste e Lagos Norte e Sul. A maioria das inscritas é das demais regiões administrativas do DF.  A coordenadora da comissão de seleção do edital, Beth Fernandes, ressalta: “Ficamos impressionadas com a quantidade de inscritas, principalmente de fora do Plano Piloto. Isso revela a cena cultural do DF, que se tem mostrado bastante heterogênea, com grande participação de mulheres pretas de todo o quadradinho que é o DF”.

As artistas classificadas como admitidas passam para a segunda etapa, de avaliação de mérito cultural. Serão pontuadas pela atuação enquanto artistas mulheres negras e pela prestação de relevante contribuição ao desenvolvimento artístico ou cultural do DF e/ou da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride).

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Notificações

As proponentes que receberam a marcação “diligência”, por sua vez, serão notificadas pelo endereço eletrônico informado no formulário de inscrição sobre a necessidade de apresentar documentação complementar, que deverá ser fornecida no prazo máximo de cinco dias corridos, a contar do primeiro dia útil subsequente à data da notificação, pelo e-mail difusaoediversidadedf@gmail.com.

Foram desclassificadas as inscrições enviadas fora do prazo, de agentes culturais que residem fora do Distrito Federal ou da Ride, de proponentes que apresentaram mais de dois formulários e das pessoas que não enviaram os documentos exigidos no Item 3 do Edital nº 16/2021.

O resultado final de admissibilidade será publicado no site da Secec e no DODF.

Confira aqui o resultado preliminar publicado no edital.

*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa