06/08/2021 às 14:05

Embaixador da Espanha recebe medalha ‘Novo Olhar do Turismo’

Homenagem é o reconhecimento à divulgação que Fernando Garcia Casas faz do DF

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

O embaixador da Espanha, Fernando Garcia Casas, foi agraciado com a Menção Honrosa do 1º Prêmio Brasília: o Novo Olhar do Turismo. A condecoração foi entregue pela secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, em reconhecimento à contribuição daquele país para o desenvolvimento da atividade na capital brasileira. O embaixador, que se identifica com Brasília e ajuda a divulgar a cidade em seu país, é conhecido como turista de primeira hora.

O embaixador da Espanha, Fernando Garcia Casas, recebe a medalha da secretária de Turismo, Vanessa Mendonça | Foto: Renato Braga/Setur

“É com muita honra e muita alegria que entrego essa homenagem”, disse a titular da Secretaria de Turismo (Setur). “A Setur, em nome do Governo do Distrito Federal, reconhece todo o empenho do embaixador da Espanha, que se tornou um amigo da nossa cidade.”

[Olho texto=”“Um destino turístico não se faz sozinho. É preciso integração e cooperação entre os países”” assinatura=”Vanessa Mendonça, secretária de Turismo” esquerda_direita_centro=”direita”]

Recentemente, Brasil e Espanha selaram um protocolo que estimula iniciativas de fomento ao turismo nos dois países. O documento, que distinguiu o segmento de viagens em sua primeira fase, prevê o desenvolvimento sustentável e reforça o intercâmbio de experiências.

Segundo o embaixador Fernando Casas, que recebeu a Menção Honrosa na última quarta-feira, seu país recebe uma média de 600 mil brasileiros anualmente. Já o Brasil, em 2019, antes da pandemia, registrou a vinda de 151.029 turistas espanhóis. “Um destino turístico não se faz sozinho”, pontuou a secretária de Turismo. “É preciso integração e cooperação entre os países”.

O prêmio

O 1º Prêmio Brasília: O Novo Olhar do Turismo contou com 375 inscrições, das quais 69 receberam distinções em ouro, prata e bronze. Foram 23 categorias, divididas entre 12 profissionais e 11 iniciativas.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

As categorias representam o desenvolvimento turístico na região – turismo rural, arquitetônico, náutico ou de outro segmento –, assim como projetos criados por pequenos, médios e grandes empreendedores. Também foram indicadas algumas personalidades incentivadoras do desenvolvimento do turismo da capital federal para receber a medalha na categoria de Menção Honrosa.

O prêmio é uma realização da Setur, em parceria com Federação do Comércio do DF (Fecomércio), Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Fundação Athos Bulcão, para homenagear contribuições para a consolidação da capital federal como destino turístico.

*Com informações da Secretaria de Turismo