07/08/2021 às 14:35

Um mês em prol do desenvolvimento da primeira infância

Secretaria de Desenvolvimento Social e Ministério da Cidadania executam ação em conjunto

Por Agência Brasília* | Edição: Mônica Pedroso

O Ministério da Cidadania lançou, neste ano, o Agosto Verde: mês da primeira infância. O objetivo é chamar atenção sobre a importância do desenvolvimento da criança nessa fase da vida. A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) vai representar o Distrito Federal nessa iniciativa.

Gestora do programa Criança Feliz Brasiliense, que tem a meta de atender 3,2 mil crianças nas regiões mais vulneráveis do DF, a pasta promove uma série de bate-papos acerca do tema ao longo do mês. O primeiro será nesta segunda-feira (9), a partir das 14h. A conversa, transmitida pelo Instagram da secretaria dentro do programa Sedes Podcast, vai abordar também o Prêmio Região Administrativa Amiga da Criança.

A ideia é apresentar projetos e experiências exitosas. Além disso, vamos atualizar acerca dessa nova fase do Criança Feliz Brasiliense, uma vez que as visitações estão em vias de serem retomadas”, enfatiza a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha.

[Olho texto=”De acordo com o Ministério da Cidadania, pesquisas indicam que estimular as crianças desde o momento da gestação da mãe até os primeiros anos de vida, na chamada primeira infância, ajuda na formação e desenvolvimento do seu potencial” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

A entrevista vai contar com o administrador do Recanto das Emas, Carlos Dalvan Soares de Oliveira, atuante em uma das regiões que mais se destacam em ações voltadas à primeira infância, e com a agente social da Sedes e multiplicadora do programa Criança Feliz Brasiliense Danielle Cerqueira.

Agosto Verde

De acordo com o Ministério da Cidadania, pesquisas indicam que estimular as crianças desde o momento da gestação da mãe até os primeiros anos de vida, na chamada primeira infância, ajuda na formação e desenvolvimento do seu potencial. Difundir essas informações é um dos objetivos do Agosto Verde.

A criança precisa de cuidados nesse período, que é considerado muito importante para o desenvolvimento humano. Então, todos os estímulos e as relações que essa criança vai estabelecer nessa fase são primordiais para o restante da sua vida, do seu desenvolvimento”, pontua a secretária nacional de Atenção à Primeira Infância do Ministério da Cidadania, Luciana Siqueira.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Um dos principais programas do governo federal voltados à primeira infância é o Criança Feliz, por meio do qual as famílias recebem, em casa, orientações de promoção ao desenvolvimento infantil. É o maior programa de visitação domiciliar do mundo voltado à primeira infância, seno considerado uma das seis iniciativas mais inovadoras do mundo no enfrentamento aos desafios globais da educação. Está presente em 2.902 municípios brasileiros.

A programação do Agosto Verde vai ser divulgada semanalmente no portal do Ministério da Cidadania.

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social