08/08/2021 às 16:00, atualizado em 09/08/2021 às 11:26

Reformas que transformam o dia a dia de Samambaia

Com recursos de R$ 1 milhão de emenda parlamentar, parquinhos e quadras esportivas são renovados; comunidade ganha também 3 km de novas calçadas

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

[Olho texto=”Novos passeios, construídos pela Novacap, serão instalados em 21 trechos da cidade” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

O Governo do Distrito Federal (GDF) trabalha para promover mais qualidade de vida em todas as 33 regiões administrativas. Em Samambaia, os serviços de infraestrutura se multiplicam por todas as quadras, com calçadas novas, galerias de águas pluviais, além da reforma de parquinhos infantis e quadras esportivas.

A mobilidade e o conforto para os pedestres virão com quase 3 km de extensão de calçadas construídas. A obra conta com recursos de R$ 1 milhão, originários de emenda parlamentar do deputado distrital Jorge Vianna. Os novos passeios serão instalados em 21 trechos da cidade, a começar pelas quadras 402/602, onde a concretagem já começou. A proposta é ampliar a acessibilidade dos locais, integrando-os com destinos comuns de pedestres: as paradas de ônibus.

Calçadas na Quadra 402 | Fotos: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

As calçadas estão sendo feitas pela Novacap, que também investe em novas galerias de águas pluviais em Samambaia. Na Quadra 308, a rede está pronta. Já na Quadra 408, uma grande obra é tocada próximo à Igreja Nossa Senhora de Conceição. Ramais de 40 cm de diâmetro foram cavados para abrigar a rede.

Segundo a moradora Marielva Lima, de 68 anos, há mais de dez anos a vizinhança espera por um sistema de drenagem ali. “Na fase da chuva, é uma tristeza; a água invade as garagens das casas, principalmente das ruas de baixo”, conta a autônoma. “Com as bocas de lobo novas e essa reforma toda, acredito que essa situação vai acabar”.

Quadra 408 também passa por obras

Renova-DF

[Olho texto=”Trabalhos contam com a participação de alunos do programa Renova-DF e de reeducandos da Seape” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Além da Novacap, um importante reforço na mão de obra chegou à cidade. São 500 alunos do programa de qualificação profissional Renova-DF – da Secretaria de Trabalho – que trabalham diariamente na reforma de quadras poliesportivas, cinco das quais já estão com piso trocado, traves consertadas e alambrado pintado. Uma equipe de 25 reeducandos da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape) também ajuda no trabalho.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“Uma calçada para a pessoa fazer sua caminhada ou atravessar para pegar o ônibus é fundamental”, valoriza o administrador de Samambaia, Gustavo Aires.  “Acredito que isso afeta de imediato o bem-estar da nossa população”.

Parquinhos limpos e pintados

Novo Ponto de Encontro Comunitário (PEC) coberto

 

O centro olímpico e diversos parquinhos infantis também estão na programação das obras.  “Trata-se de uma reivindicação antiga da comunidade”, comenta a diretora de Obras da Administração Regional de Samambaia, Loyanne Damares. “Muitos parquinhos nunca passaram por uma boa manutenção, e os equipamentos estavam em estado precário. O apoio dos trabalhadores do Renova-DF foi importante para que tudo deslanchasse”.