09/08/2021 às 20:09, atualizado em 09/08/2021 às 20:20

Público LGBTQIA+ tem atendimento garantido na rede de saúde

Atuais ambulatórios mantêm serviços enquanto ampliação que está sendo feita em unidades não é concluída

Por Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

O público LGBTQIA+ vai continuar contando com o ambulatório que funciona dentro do Hospital Materno Infantil Dr. Antônio Lisboa (Hmib). A Secretaria de Saúde esclarece que o local não será fechado e continuará normalmente com os atendimentos à população.

O atendimento ambulatorial do público LGBTQIA+ continua sendo realizado, enquanto o serviço está em ampliação para todas as regiões de saúde | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF

O local atende o público LGBTQIA+ com neurodiversidades, ou seja, dispraxia, dislexia, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), autismo, síndrome de Tourette, entre outras. Além disso, atende no âmbito da psiquiatria, psicologia e comportamental. São pacientes encaminhados pelas regiões de saúde ou pelo Ambulatório Trans.

“A nossa intenção é ampliar o atendimento para este público em todos os níveis de atenção e em todas as regiões de saúde. Há a necessidade de fortalecimento do serviço existente, especialmente, em termos de recursos humanos. Ressaltamos que estamos em processo de construção da Linha de Cuidado para a população LGBTQIA+, bem como regulação do acesso ao serviço”, explica a subsecretária de Atenção Integral à Saúde, Marina da Silveira.

[Olho texto=”“Entre os esforços estão a organização dos serviços já existentes, implementação da regulação de consultas ambulatoriais, qualificação das equipes para atendimento humanizado e gerenciamento de recursos humanos”” assinatura=”Marina da Silveira, subsecretária de Atenção Primária à Saúde” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A Subsecretaria de Atenção Integral à Saúde vai normatizar e regulamentar o atendimento dessa unidade, que hoje é feito no Hmib, para que um maior número de pessoas possa ser atendido e tenha acesso ampliado aos serviços ambulatoriais.

De acordo com Marina, a Secretaria de Saúde possui um grupo de trabalho em andamento para a formulação da linha de cuidado ao público LGBTQIA+, que tem como proposta a identificação e organização de todos os serviços da pasta que participam do cuidado a esse público.

“Entre os esforços, estão a organização dos serviços já existentes, implementação da regulação de consultas ambulatoriais, qualificação das equipes para atendimento humanizado e gerenciamento de recursos humanos”, adianta Marina.

Segundo a subsecretária, todos os serviços da Rede de Atenção Psicossocial devem acolher pessoas LGBTQIA+, resguardados os públicos específicos aos quais se destinam os atendimentos de unidades de referência, tais como os Centros de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (CAPS i), destinados ao atendimento de crianças e adolescentes (incluídos os adolescentes LGBTQIA+) e os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS AD) voltados ao atendimento de usuários de álcool e drogas (incluídos os dependentes químicos LGBTQIA+).

“Para além dos serviços gerais da Rede de Atenção Psicossocial, dispomos do Ambulatório Trans, localizado no Hospital Dia (508/509 Sul), sendo um centro especializado e em processo de habilitação, com atendimento multiprofissional de referência ao atendimento ambulatorial a este público”, conclui a subsecretária.

Ambulatório Trans

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Localizado no Hospital Dia, na 508/509 Sul, o Ambulatório Trans presta atendimento à população trans do DF em suas necessidades específicas, desde agosto de 2017, e ainda funciona como referência para que estudantes, estagiários e profissionais de saúde possam conhecer a realidade do segmento.

A unidade funciona de segunda a sexta-feira, oferece atendimento multidisciplinar, sua equipe é composta por psicólogos, assistente social, endocrinologista, psiquiatra, terapeuta ocupacional e enfermeiros.

*Com informações da Secretaria de Saúde-DF