10/08/2021 às 19:14, atualizado em 10/08/2021 às 19:42

SLU faz mutirão para deixar Ceilândia mais limpa e bonita

Equipe de 60 garis executa diariamente o serviço de capina, limpeza e pintura de meio-fio na região administrativa

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

Uma equipe de 60 garis trabalha diariamente para deixar as ruas de Ceilândia mais limpas e mais bonitas. É o mutirão de limpeza realizado pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU) desde o início de agosto. A força-tarefa começou dia 14 de junho em Brazlândia. Depois, as equipes passaram por Taguatinga e agora chegaram à região mais populosa do Distrito Federal.

Antes de Ceilândia, o mutirão passou por Brazlândia e Taguatinga, recolhendo mais de mil toneladas de resíduos em cada uma das duas regiões administrativas | Fotos: Divulgação/SLU

Eles fazem o trabalho de capina, varrição, catação manual de resíduos, além da pintura de meio-fio. Em Brazlândia, foram 1,2 mil toneladas de resíduos recolhidos no mutirão. Em Taguatinga, as equipes juntaram 1,3 mil toneladas. Já em Ceilândia, só nos primeiros dez dias de trabalho já foram 1,7 mil toneladas de resíduos retiradas das ruas.

[Olho texto=”“A rua fica mais limpa, fica mais bem cuidada. A diferença é visível”” assinatura=”Nélia Silva, comerciante em Ceilândia” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O gerente de limpeza do SLU que responde pela região Oeste, Everaldo Antônio, diz que, para esse mutirão, juntou duas equipes de limpeza que atuavam em áreas separadas — 30 garis em cada uma — no período da noite.

“Havia muita reclamação dos moradores sobre fazer essa limpeza no período noturno, por causa do barulho. Então decidimos mudar o horário e juntar as equipes, para fazer um trabalho ainda mais reforçado e mais caprichado”, explica o gestor.

As equipes de limpeza fazem a varrição, capina e catação manual pela manhã. À noite, o SLU realiza a pintura mecanizada do meio-fio. Nesta semana, a equipe faz a limpeza em toda área do P Sul e, depois, vai percorrer as demais áreas de Ceilândia até cobrir toda a RA. A previsão é de ficar de 30 a 45 dias na região.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Há 30 anos proprietária de um comércio em Ceilândia, Nélia Silva elogiou o serviço. “A rua fica mais limpa, fica mais bem cuidada. A diferença é visível”.

O administrador de Ceilândia, delegado Fernando Fernandes, agradeceu a iniciativa. “Queria agradecer ao SLU e também a todos os 60 trabalhadores que estão se dedicando para deixar nossa cidade mais limpa e mais bonita. Este é um grande presente para os moradores”, declarou.

*Com informações do Serviço de Limpeza Urbana