13/08/2021 às 20:10, atualizado em 13/08/2021 às 20:37

Academia Buriti completa um ano de atividades físicas

São oito modalidades para que o servidor deixe o sedentarismo e melhore a saúde; aulas também ficam disponíveis na internet para toda a comunidade

Por Agência Brasília* | Edição: Mônica Pedroso

Nesta sexta-feira (13), a Academia Buriti completa um ano de atividades. O projeto, gerido pela Secretaria Executiva de Qualidade de Vida (Sequali), da Secretaria de Economia, tem como meta disponibilizar aulas on-line, presenciais e gratuitas de diversas modalidades para os servidores do GDF e incentivá-los a buscar mais qualidade de vida, por meio de atividades pela saúde física e mental.

A Academia Buriti oferece oito modalidades de atividades físicas para que o servidor se exercite | Foto: Divulgação/Seec

“A Academia Buriti é uma das principais realizações da Sequali. Com o objetivo de tirar os servidores do sedentarismo, a ação ganhou ainda mais importância no contexto da pandemia. As atividades ajudam a melhorar não apenas o condicionamento físico, mas o estado emocional e a autoestima dos alunos”, detalha Adriana Faria, secretária executiva da Sequali.

“Nosso objetivo é trazer melhores condições de vida para as pessoas. A academia é uma iniciativa inovadora que reúne grandes profissionais, como instrutores e mestres, o que ganha ainda mais importância em momentos como o que estamos vivendo, de isolamento social imposto pela pandemia, e que já ajudou tantos servidores e tirou tantas pessoas do sedentarismo”, acrescenta o secretário de Economia, André Clemente.

[Olho texto=”“Temos vários inimigos na vida: o estresse, a doença e o sedentarismo, por exemplo”” assinatura=”Mestre Dada, mentor de defesa pessoal” esquerda_direita_centro=”direita”]

Inicialmente, o projeto englobava apenas três modalidades: defesa pessoal, taekwondo e kickboxing. “Defesa pessoal é algo muito amplo, não é só sobre luta. É sobre defender a vida! Temos vários inimigos na vida: o estresse, a doença e o sedentarismo, por exemplo. Então precisamos nos conhecer para combatê-los. A melhor pessoa para cuidar de você é você mesmo. Por isso, esse projeto é muito importante”, completa Mestre Dada, mentor de defesa pessoal.

Com o passar do tempo, a Academia Buriti recebeu mais mentores e, junto com eles, novas modalidades. A grade completa atual inclui defesa pessoal, arnis kali, kickboxing, taekwondo, jiu-jitsu, karatê, boxe e treino funcional. “Para mim é uma grande oportunidade de crescimento participar de um projeto que busca a qualidade de vida para alunos e professores. A troca de experiências sempre é mútua”, conta Sueli Moraes, professora de treino funcional e servidora da Sequali.

No início do mês de junho, as aulas da academia passaram a ser também presenciais. O espaço, ao lado da passarela do anexo do Palácio do Buriti, segue todas as regras de segurança e de saúde. As aulas continuam sendo transmitidas de forma gratuita pelo canal da Secretaria de Economia no YouTube.

Os alunos

Durante seu primeiro ano de existência, a Academia Buriti recebeu diversos alunos em todas as modalidades. Os professores confirmam que não apenas a saúde, mas a disposição, o humor e a autoestima dos alunos melhoraram muito após a retomada ou o início da prática de exercícios físicos.

“É incrível a iniciativa de aulas gratuitas para os servidores. Todos os professores são de excelência. Além de humanos e carinhosos, o que fez do ambiente mais que uma academia, é um espaço de acolhida, de cuidado do corpo e da mente dos alunos. Sou muito grata por essa iniciativa”, diz Mônica Carneiro, aluna da Academia Buriti e servidora do Metrô/DF.

[Olho texto=”Já foram transmitidas mais de 480 aulas da Academia Buriti e com mais de 36 mil visualizações” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Esse projeto é fantástico! Ele tem um alcance muito grande. Está mudando a vida de muitas pessoas. É um compromisso acompanhar as aulas. Eu acompanho as aulas gratuitamente de Goiânia, no conforto da minha casa, melhorando minha saúde”, conta Márcia de Almeida, que não é servidora do DF, mas acompanha as aulas virtuais no YouTube da Secretaria de Economia, já que ele é aberto e gratuito. Já foram transmitidas mais de 480 aulas da Academia Buriti e com mais de 36 mil visualizações.

Academia fora da academia

A academia também oferece aulões abertos aos servidores do GDF e familiares em diferentes locais de Brasília. Na Praça do Buriti já teve taekwondo. E no último Dia dos Pais foram reunidas quatro modalidades de luta no Parque da Cidade. A academia realizou neste ano eventos especiais de troca de faixa, uma aula especial de alongamento, aulas em comemoração ao mês da mulher e também recebeu o Projeto Taekwondo.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Família

Para envolver a família dos servidores, a Sequali vai iniciar a ação Manhãs Divertidas. A proposta é realizar aulas especiais para crianças de 6 a 12 anos na Academia Buriti. A estreia será no próximo dia 21 , das 9h às 11h.

 

*Com informações da Secretaria de Economia