14/08/2021 às 11:34, atualizado em 14/08/2021 às 13:38

Jornadas do Patrimônio debatem assuntos da Educação

Com o tema ‘Caminhos participativos’, nona edição do programa começa na terça-feira (17), data que homenageia o Patrimônio Cultural no DF

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Consolidadas como evento técnico, científico, educativo e cultural, a nona edição das Jornadas do Patrimônio DF começam na próxima semana. Assim como no ano passado, todas as atividades serão executadas no formato on-line, com transmissão pelo canal da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação no YouTube .

Confira, abaixo, a programação do evento, que terá todas as palestras com início às 14h30. Os 200 primeiros participantes de cada mesa receberão comprovantes de participação.

Palestras começam no dia 17 e vão até o início de setembro, sempre às 14hh30 | Foto: Divulgação|SEE

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Dia 17

  • Caminhos participativos na educação patrimonial
    A abertura do evento será no Dia do Patrimônio Cultural e terá como palestrante a coordenadora de Educação Patrimonial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Sônia Rampim, com mediação do gerente de Educação Ambiental, Patrimonial, Língua Estrangeira e Arte da Secretaria de Educação (SEE), David Nogueira. A data faz parte do calendário escolar da pasta e de eventos oficiais do Distrito Federal.

Dia 19

  • Brasília, a cidade com asas
    O segundo dia terá como foco reflexões sobre o livro Gabriel em Brasília: a cidade com asas, de Elisa Leonel. A autora fará uma imersão na obra literária com base nos processos de ensino-aprendizagem fundamentados na educação. Os palestrantes são a gerente de Políticas de Leitura da SEE, Sonia Maria Soares, e a professora de Artes Visuais Renata Azambuja, integrante da equipe de Educação Patrimonial da SEE.

Dia 24, às 14h30

  • Educação para cidadania – escola, museu e cidade
    Para falar sobre a união entre educação e cidadania no contexto escolar, museal (relativa a museus) e urbano, o evento contará com a participação da doutora Eva Waisros Pereira, do Museu da Educação do DF, e da especialista em gestão de políticas públicas de cultura Atila Tolentino. A mediação será da professora Vanessa Freitas, integrante da equipe de Educação Patrimonial da SEE.

Dia 26, às 14h30

  • Museu como espaço educativo
    A partir de reflexões do museu como espaço educativo, a palestra terá como apresentadoras a supervisora de acervo do Museu Nacional da República, Morena Reis; a coordenadora do Museu Nacional da República, Arlene Von Sphsten, e a coordenadora pedagógica do Museu Nacional, Viviane Pinto. A mediação ficará com a diretora do Museu Nacional da República, Sara Seilert.

Dia 31, às 14h30

 Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural

  • O quinto dia das Jornadas do Patrimônio será marcado pela apresentação do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural do DF. O convidado é o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues. Também participam a diretora de Preservação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), Daniela Zambam, e, representando o Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural do DF (Condepac), José Cavalcanti. O encontro será mediado por Letícia Viana, também integrante do Condepac.

2/9, às 14h30

 Democracia e formas e participação social

  • Para promover o debate sobre as potencialidades e as possibilidades na construção de caminhos participativos para o fortalecimento da democracia nos processos de ensino-aprendizagem, o evento contará com a palestra do especialista em Carreira de Políticas Públicas e Gestão Governamental Daniel Pitangueira de Avelino e da professora aposentada da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) Maria Luiza Pinho Pereira. A conversa será conduzida pela professora de História Inara Bezerra Pereira Sousa, integrante da equipe de educação patrimonial da SEE.

Trabalho em equipe

A meta é que os encontros inspirem professores, demais profissionais de Educação, agentes culturais e estudantes na construção de caminhos participativos que possam valorizar a identidade local, revisitar memórias e fortalecer as noções de pertencimento.

Para isso, a SEE trabalha em parceria com a Superintendência do Iphan no DF e da Secec, com apoio da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e da Universidade de Brasília (UnB).

*Com informações da Secretaria de Educação