14/08/2021 às 09:45

Transporte público opera com frota 100% renovada

Coletivos circulam em 18 cidades das regiões Norte e Sudeste do Distrito Federal

Por Agência Brasília * I Edição: Carolina Jardon

Os usuários do transporte público coletivo de 18 cidades do Distrito Federal contam com frota de ônibus 100% renovada. Mais de 180 veículos novos entraram em operação nos meses de junho, julho e agosto e com isso a frota de ônibus da Área 1 (região Norte) e da Área 2 (Sudeste) está totalmente renovada. A maioria dos 1.156 coletivos está com menos de dois anos de uso.

Os novos ônibus atendem às linhas operadas pelas empresas Piracicabana e Pioneira. Na Área 1, circulam 531 veículos, inclusive os 93 recém-chegados e seis elétricos, operando no Plano Piloto, Sobradinho, Planaltina, Cruzeiro, Sobradinho 2, Lago Norte, Sudoeste/Octogonal, Varjão e Fercal.

Na Área 2, que recebeu 95 ônibus novos nos últimos dias, circulam 625 veículos nas localidades de Itapoã, Paranoá, Jardim Botânico, Lago Sul, Candangolândia, Park Way, Santa Maria, São Sebastião e Gama.

Os novos veículos dispõem de tecnologia moderna que oferece mais conforto e segurança aos usuários, além de melhorar a qualidade de vida dos rodoviários. São ônibus com motor silencioso com baixa emissão de poluentes, portas elétricas e acessibilidade por meio de elevadores automáticos.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A renovação dos veículos no DF está ocorrendo de forma gradativa, de acordo com a idade e o tipo de veículo, conforme previsto em regulamento. Miniônibus e ônibus básicos são renovados a cada sete anos; veículos das categorias Padron e articulados, a cada dez anos.

* Com informações da Semob