16/08/2021 às 10:41, atualizado em 16/08/2021 às 12:11

Obras avançam para evitar perda de água potável

Caesb já substituiu 2.214 ramais em Ceilândia, Samambaia, Gama, Jardim Botânico, Planaltina e Plano Piloto. Agora, serviços são realizados na QNP 30

Por *Agência Brasília

A Caesb iniciou a quinta etapa do Plano de Manutenção Preventiva Programada de Substituição de Ramais. O objetivo da ação é diminuir os vazamentos nas tubulações de água e, consequentemente, o índice de perdas da companhia, o que resultará em maior confiabilidade do sistema de fornecimento.

Canais são substituídos para evitar vazamentos de água. Serviços não geram custos aos consumidores | Foto: Divulgação Caesb

Uma das metas é melhorar as redes e os ramais de distribuição de água (instalação que liga a rede geral de água da rua com a rede interna do imóvel) em todo o DF. Ao todo serão substituídos mais 154 ramais na QNP 30 de Ceilândia. Desde novembro de 2020, quando o plano começou a ser executado, 2.214 ramais foram substituídos em Ceilândia, Samambaia, Gama, Jardim Botânico, Planaltina e Plano Piloto.

O trabalho desenvolvido é uma ação preventiva e não gera custo para os clientes. Durante a execução dos serviços, os técnicos da companhia farão a manutenção de redes de água, substituições de ramais prediais, assim como inspeções, levantamento dos dados e pesquisa de vazamentos.

No caso de serviços externos, está prevista a recomposição de pavimentação asfáltica e, internamente nas residências, as obras compreendem ainda a recomposição de calçadas, muretas e paredes onde for realizado o serviço.

Para a execução da obra, eventualmente será necessário acessar a residência dos moradores, gerando uma Ordem de Serviço (OS). Os empregados da Caesb estarão uniformizados, portando crachá de identificação e irão adotar todas as medidas de prevenção ao coronavírus, como o uso de máscaras e álcool em gel. Em caso de portão fechado, será deixado um aviso de comparecimento com as devidas instruções.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Plano de Manutenção Preventiva

O Plano de Manutenção Preventiva Programada de Substituição de Ramais teve início em novembro de 2020. O projeto prevê a substituição de 20.360 ramais prediais de água até 18 de fevereiro de 2022. O contrato permite que esse número chegue a aproximadamente 30 mil.

Os vazamentos em ramais prediais, segundo estudos da Caesb, são os principais responsáveis pelas atuais perdas de água do sistema. Dessa forma, há a recomendação de uma gestão da infraestrutura, englobando a instalação e manutenção das tubulações, onde os ramais estão incluídos.

Eles devem ser padronizados e executados com material de qualidade. Em cenários desejáveis de redução do índice de perdas da Caesb, 2% dos ramais prediais devem ser substituídos por ano em locais onde ocorre maior incidência de vazamentos.

Conheça o Plano Distrital de Saneamento Básico, clicando aqui.

*Com informações da Caesb