17/08/2021 às 17:14, atualizado em 17/08/2021 às 17:37

GDF vai contratar 100 médicos para reforçar combate à covid-19

Secretaria de Saúde também convoca 363 profissionais para outras funções, que têm até cinco dias para apresentação

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

A Secretaria de Saúde publicou, nesta terça-feira (17), o edital nº 46 para contratação temporária de 100 médicos de clínica médica que atuarão na linha de frente no combate ao coronavírus. A contratação será por meio de processo seletivo simplificado emergencial e as inscrições poderão ser feitas na página do Instituto AOCP , via internet, a partir das 8h do dia 20 de agosto até às 23h59 do dia 24 de agosto.

[Olho texto=”“A Secretaria de Saúde tem envidado todos os esforços para garantir a assistência à população durante a pandemia. Diante disso, estamos realizando esse processo seletivo setorizado para médicos de clínica médica”” assinatura=”Silene Almeida, subsecretária de Gestão de Pessoas” esquerda_direita_centro=”direita”]

Os profissionais contratados atuarão nos hospitais do Gama, Planaltina, Sobradinho, Região Leste, Brazlândia, Asa Norte, Taguatinga e Ceilândia. O período inicial dos contratos dos aprovados é de 12 meses com possível prorrogação por igual período. Os profissionais atuarão com carga horária semanal de 20 horas e remuneração mensal de R$ 6.327.

Ao mesmo tempo, a Secretaria de Saúde convocou 363 profissionais temporários, dos quais 95 são enfermeiros, 113 técnicos em enfermagem, 80 padioleiros e 75 motoristas. Eles têm até cinco dias para se apresentarem com a documentação exigida. Após a formalização, iniciam imediatamente em suas respectivas funções.

Todos os detalhes da contratação podem ser obtidos no Diário Oficial do Distrito Federal. Em caso de dúvidas, os candidatos podem enviar e-mail para gesp.sesdf@gmail.com. O resultado final do processo seletivo será divulgado em 2 de setembro no site da Secretaria de Saúde e no Diário Oficial do Distrito Federal.

“A Secretaria de Saúde tem envidado todos os esforços para garantir a assistência à população durante a pandemia. Diante disso, estamos realizando esse processo seletivo setorizado para médicos de clínica médica”, afirma a subsecretária de Gestão de Pessoas, Silene Almeida.

Mais profissionais para a rede

A contratação temporária é uma ferramenta de reforço imediato às equipes de saúde da rede pública. Para a subsecretária de Gestão de Pessoas, Silene Almeida, esse reforço é de extrema importância, tanto para quem trabalha, quanto para quem é atendido nas unidades de saúde.

“Desde a vigência da Lei Federal nº 173, uma das determinações do governador Ibaneis, e também do secretário de Saúde, Osnei Okumoto, foi que não houvesse déficit ou prejuízo na assistência por falta de profissionais de saúde. Temos implementado essas ações de nomeação durante toda a pandemia, completando as equipes com profissionais temporários, até que a gente possa realizar novos concursos”, explica.

A Lei Complementar n° 173/2020 restringe o aumento dos gastos públicos, permitindo a nomeação de concursados apenas nas vacâncias dos cargos. Com isso, o GDF passou a utilizar a única estratégia disponível para incrementar as equipes no enfrentamento ao novo coronavírus. Ao todo são 725 profissionais de saúde em fase de nomeações e de contratações.

 

*Com informações da Secretaria de Saúde