18/08/2021 às 17:30

Carros de som e de autoescola têm postos específicos de vistoria

Veja quais são os locais para realização das inspeções, definidos em instruções publicadas pelo Detran-DF no ‘Diário Oficial do DF’

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

[Olho texto=”Em todos os casos, o agendamento para o serviço de vistoria deverá ser realizado no Portal de Serviços do Detran-DF” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) publicou, no Diário Oficial do Distrito Federal  (DODF) desta terça-feira (17), duas instruções que definem postos específicos para realização de vistoria de veículos de aprendizagem e carros de som.

A Instrução nº 450, de 11 de agosto de 2021, define o Núcleo de Inspeção Técnica Veicular (Nuinsp) como local de vistorias dos veículos utilizados por autoescolas para os casos em que for solicitada a alteração de categoria para aprendizagem e houver necessidade de emissão de Certificado de Segurança Veicular (CSV).

Já a autorização para ingresso na categoria aprendizagem será expedida pelo Núcleo de Credenciamento de Habilitação (Nucreh). E para os veículos de aprendizagem que já possuem o CSV, a vistoria para primeiro registro e de transferência de propriedade pode ser realizada em qualquer um dos seguintes postos:

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

1. Gertran II Taguatinga – Setor de Indústrias Gráficas de Taguatinga AE 02 – Taguatinga Norte;
2. Gertran IV Paranoá – Quadra 4 Conjunto B Lotes 3/4 – Paranoá/DF;
3. Gertran V Gama – Av. Contorno Lote 3 Setor Norte – Gama/DF;
4. Gertran VI Sobradinho – Quadra 14 AE 29/30 – Sobradinho/DF;
5. Gertran IV Recanto das Emas – Av. Recanto Quadra 106 Lote 15 – Recanto das Emas/DF;
6. Gerinsp Setor de Cargas (antiga Vadel) – STRC, Trecho 1, Conjunto B, Lotes 1/8, Zona Industrial – SCIA.

A segunda instrução publicada nesta terça, a de nº 451, de 11 de agosto de 2021, define que os veículos comerciais de som automotor (carros de som) poderão ser vistoriados em qualquer um dos seis postos listados acima. E em todos os casos, o agendamento para o serviço de vistoria deverá ser realizado no Portal de Serviços do Detran-DF.

*Com informações do Departamento de Trânsito do DF