18/08/2021 às 19:05, atualizado em 18/08/2021 às 19:43

Ceilândia se prepara para o período chuvoso

Equipes trabalham na manutenção de estradas rurais, limpeza de bueiros e construção de calçamentos para pedestres

Por Marlene Gomes, da Agência Brasília | Edição: Rosualdo Rodrigues

Para os próximos dias, não há previsão de chuvas no Distrito Federal. O GDF Presente, no entanto, está empenhado em preparar as cidades para receber o período chuvoso. Em Ceilândia, os trabalhos incluíram a recuperação de bacias de captação de águas pluviais, construção de calçadas, reparação de pavimentos e limpeza de espaços públicos.

A melhoria na infraestrutura da cidade incluiu a realização da operação ‘Buraco Zero’, em áreas de Ceilândia, Ceilândia Sul e Setor O | Fotos: GDF Presente

Na via NM 3/4, próximo ao cruzamento, os trabalhos se concentram na recuperação ou construção de calçadas. São 200 metros quadrados de obras, incluindo também a colocação de meios-fios e rampa de acesso, para melhorar a acessibilidade de pessoas com problemas de locomoção.

[Olho texto=”“Estamos nos preparando para o período chuvoso que se aproxima, a fim de evitarmos o caos e o transtorno para os moradores da região”” assinatura=”Fernando Fernandes, administrador de Ceilândia” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

As equipes do GDF Presente reforçaram ainda a limpeza de espaços públicos, como no caso da praça da EQNO 13/15 e nas imediações do Hospital de Campanha, que fica na área especial da QNM 27. Foram realizadas a capina e a limpeza nessas áreas. O trabalho contou com colaboração de reeducandos que participam do projeto Mãos Dadas, da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape).

A melhoria na infraestrutura da cidade incluiu ainda a realização da operação Buraco Zero. O trabalho foi feito na QNQ 2, nos conjuntos 4 e 18, em Ceilândia; na QNM 3, conjuntos D e N, e na QNM 27, módulo C, em Ceilândia Sul; e na QNO 13, conjunto B, no Setor O. Foram aplicadas 36 toneladas de massa asfáltica, aproximadamente, na restauração desses pavimentos.

O administrador de Ceilândia, Fernando Fernandes, enfatiza que as obras são de grande importância para a cidade. “Com a realização dessas obras, estamos nos preparando para o período chuvoso que se aproxima, a fim de evitarmos o caos e o transtorno para os moradores da região”, avaliou.

Estradas rurais

No Núcleo Rural P Sul, o foco é a realização de obras que vão permitir o escoamento das águas pluviais na região. Lá, seis bacias estão sendo reformadas para garantir um menor impacto das primeiras chuvas na estrada principal de acesso à comunidade.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“As bacias vão ajudar na contenção de águas pluviais no núcleo rural P Sul. Com isso, haverá a diminuição das enxurradas e a melhoria do lençol freático, mantendo, assim, em melhores condições a trafegabilidade da estrada vicinal”, explica o coordenador do Polo Oeste II do GDF Presente, Elton Walcácer.

Ainda nas proximidades da estrada de terra, as equipes trabalham na roçagem e no corte e retirada de arbustos e galhos. “Estamos aproveitando a obra de recuperação das bacias para fazer a limpeza da área. Esse local tem uma mata mais fechada, onde aparecem motos e carros depenados”, disse o diretor de Obras da administração de Ceilândia, Sérgio Pimenta.