18/08/2021 às 19:43, atualizado em 18/08/2021 às 20:52

DF Livre de Carcaças é realizada no Plano Piloto

Operação ocorre sob a coordenação da SSP/DF e de forma integrada com órgãos do GDF

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

A operação DF Livre de Carcaças foi realizada nesta quarta-feira (18) no Plano Piloto. As equipes, sob a coordenação da Secretaria de Segurança Pública (SSP/DF), estiveram nas Asas Sul e Norte e recolheram oito veículos na região. Com a ação, chega a 683 o número de carcaças retiradas das ruas do DF desde fevereiro de 2020, quando a operação foi lançada.

Os carros são levados para o depósito do 3º Distrito Rodoviário, onde os agentes de Vigilância Ambiental aplicam soluções e fazem o controle vetorial| Foto: SSP/DF

Além da retirada dos materiais, é feito um trabalho educativo com moradores e comerciantes próximos. Os carros são levados para o depósito do 3º Distrito Rodoviário, do DER/DF, onde os agentes de Vigilância Ambiental aplicam soluções na água parada e fazem o controle vetorial.

[Olho texto=”“As equipes conversam com os moradores e explicam a importância de não deixar esses materiais nas ruas, pois incide na sensação de segurança das pessoas que circulam diariamente na região e, ainda, podem ser criadouros do Aedes aegypti, mosquito causador da dengue e outras doenças”” assinatura=”Delegado Júlio Danilo, secretário de Segurança Pública” esquerda_direita_centro=”direita”]

“As equipes conversam com os moradores e explicam a importância de não deixar esses materiais nas ruas, pois incide na sensação de segurança das pessoas que circulam diariamente na região e, ainda, podem ser criadouros do Aedes aegypti, mosquito causador da dengue e outras doenças. Este é um aspecto muito relevante, pois atuamos alinhados às medidas da Sala Distrital Permanente de Coordenação e Controle Para o Enfrentamento de Doenças Transmitidas pelo Aedes aegypti, do Governo do Distrito Federal”, explica o secretário de Segurança Pública, delegado Júlio Danilo.

Participam da DF Livre de Carcaças as secretarias Executiva de Cidades e DF Legal, o Departamento de Trânsito (Detran), a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e a Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival), da Secretaria de Saúde. A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) também participam da operação.

“A continuidade da operação mostra o comprometimento dos participantes, que desde o início são praticamente os mesmos. Além disso, temos o apoio integral das administrações regionais em que a operação é realizada e também dos representantes do Conselho de Segurança”, ressalta o coordenador dos Consegs da SSP/DF. Marcelo Batista.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A DF Livre de Carcaças teve início em fevereiro de 2020 e já foi realizada em Samambaia, Candangolândia, Guará, Sudoeste, Taguatinga, SIA, Plano Piloto, Paranoá, Ceilândia, Águas Claras, Santa Maria, Gama, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Sobradinho, São Sebastião, Núcleo Bandeirante, Arniqueira, Riacho Fundo II, Cruzeiro e Planaltina. Também foram contempladas as faixas de domínio do DER, pátios da 15ª e 19ª delegacias de polícia e Setor de Oficinas Sul (SOF).

 

*Com informações da SSP