19/08/2021 às 18:59, atualizado em 19/08/2021 às 20:19

Cras do Recanto das Emas vai ter estacionamento

Com suporte do GDF Presente, terreno onde o mato crescia e acumulava lixo é preparado para receber carros, levando mais conforto e segurança à QD 113

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

O que antes abrigava mato e lixo descartado irregularmente pela população, agora dará suporte ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Em um terreno de 800 metros quadrados na Quadra 113 do Recanto das Emas, a administração regional, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e o programa GDF Presente estruturaram um estacionamento provisório.

O material, resultado de asfalto reciclado pelo DER, transformou o terreno de 800 m² em estacionamento para atender ao Cras das Artes do Recanto| Fotos: Divulgação/GDF Presente

O espaço fica bem ao lado do CEU das Artes do Recanto, onde uma nova unidade do Cras será inaugurada nos próximos dias. Por lá, o programa de recuperação das cidades do Governo do Distrito Federal (GDF) deu suporte na preparação do terreno, que foi terraplanado e recebeu friso de asfalto reciclado pelo DER – uma espécie de cascalho.

[Olho texto=”“Os próprios moradores gostaram da ideia, já que agora os carros não vão mais precisar estacionar na rua ou na frente das casas para chegar ao CEU das Artes”” assinatura=”Carlos Alberto Alves, coordenador do Polo Sul” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Todo o material foi prensado por um rolo compactador, transformando um terreno inutilizado em uma área de suporte para os visitantes do novo Cras. “Os propórios moradores gostaram da idéia, já que agora os carros não vão mais precisar estacionar na rua ou na frente das casas para chegar ao CEU das Artes”, conta o coordenador do Polo Sul, braço do GDF Presente que atende a região, Carlos Alberto Alves.

Fim do lixo

O montador de carros Manoel Cardozo, 53 anos, foi um dos que gostaram do novo estacionamento. Proprietário de uma oficina de lanternagem e pintura bem em frente ao lote, ele diz que conviveu por 16 anos com o desconforto do terreno baldio. “Agora ficou excelente. O pessoal todo vai adorar porque isso acaba com o depósito de lixo e o mato que crescia.”

Administrador regional do Recanto das Emas, Carlos Dalvan diz que enquanto um estacionamento definitivo não é construído, o provisório já vai ajudar na fluidez do tráfego na rua. “O espaço vai atender a nova demanda e dar suporte aos usuários que chegarem de carro ao CEU das Artes agora para ir ao Cras, o que certamente vai refletir um aumento do fluxo”, conclui.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A Secretaria de Desenvolvimento Social será a responsável pela gerência do Cras do Recanto das Emas. Para a secretária Mayara Noronha Rocha, intervenções como essa fazem parte do investimento que o GDF tem investido na infraestrutura das unidades socioassistenciais da cidade. “O governo tem trabalho para ampliar a sua rede de proteção social. O estacionamento proporciona uma maior mobilidade e segurança para os usuários, como também para os servidores”.