19/08/2021 às 12:46, atualizado em 19/08/2021 às 18:10

Concurseiros terão treinos gratuitos de aptidão física

Saiba como participar do projeto que auxilia candidatos em certames com provas de esforço físico

Por Agência Brasília * I Edição: Carolina Jardon

O processo de inscrição e matrícula para o projeto Teste de Aptidão Física (TAF) para Concursos, que promoverá treinamento físico gratuito para candidatos a concursos públicos, estão estabelecidas no edital 19/2021, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quinta-feira (19).

De acordo com o cronograma do documento, os interessados deverão se cadastrar virtualmente no site da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), entre os dias 25 de agosto e 3 de setembro.

As etapas seguintes a serem realizadas pela comissão de seleção, responsável pela gestão da iniciativa, passam pela análise das informações apresentadas pelos candidatos, divulgação da lista provisória, fase de recursos e publicação da lista definitiva dos candidatos. Serão 81 vagas destinadas para ampla concorrência e nove para pessoas com deficiência.

Os treinamentos, que ocorrerão em áreas espalhadas no Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek com participação de educadores esportivos voluntários, se dividem em teste de flexão em barra fixa; teste de shuttle run (ir e vir); teste de impulsão horizontal; teste de flexão abdominal; teste de corrida de 12 minutos; flexão de braços; e corrida de 50 metros. Outros tipos de treinos físicos poderão ser incluídos a depender das exigências de certames específicos | Foto: Divulgação / Secretaria de Esportes

Cada turma, com duração de dois meses, contabilizará 15 alunos. As primeiras estão previstas para iniciar em 20 de setembro e terminar em 19 de novembro, com disponibilidade nos horários da manhã, tarde e noite.

“Pessoas de todas as partes do país vêm à capital em busca de uma vaga no poder legislativo, judiciário ou executivo. E muitas delas são de baixa renda, o que dificulta o caminho para alcançar esse objetivo. Pensando nessas dificuldades, trabalhamos políticas públicas que possibilitassem a esses candidatos, condições concretas de aprovação nas provas que tanto almejam. Foi então que surgiu o TAF para Concursos”, explicou a secretária de Esporte e Lazer (SEL), Giselle Ferreira.

Os critérios de seleção obedecerão a seguinte prioridade: proximidade, da fase do TAF do concurso no qual o candidato esteja inscrito; aprovação na primeira fase do concurso que tenha o TAF como uma das etapas; inscrição em um certame que envolva o TAF em uma das fases; demais candidatos que tenham interesse no projeto, seguindo a ordem decrescente de idade (sendo essa o critério de desempate).

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Os treinamentos, que ocorrerão em áreas espalhadas no Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek com participação de educadores esportivos voluntários, se dividem em teste de flexão em barra fixa; teste de shuttle run (ir e vir); teste de impulsão horizontal; teste de flexão abdominal; teste de corrida de 12 minutos; flexão de braços; e corrida de 50 metros. Outros tipos de treinos físicos poderão ser incluídos a depender das exigências de certames específicos.

Entre os documentos necessários no ato da inscrição on-line estão a Carteira de Identidade (RG) ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH); comprovante de residência com o CEP; documento comprobatório da data de realização do Teste de Aptidão Física do Concurso Público, da (caso tenha sido) aprovação na primeira fase do concurso que exija o TAF e da inscrição no certame que exija prova de esforço físico; atestado médico para a prática de atividades físicas.

* Com informações da Secretaria de Esportes e Lazer