20/08/2021 às 13:30

Controladoria institui programa que combate desvios éticos e corrupção

Documento formaliza o compromisso da CGDF em aprimorar processos para reduzir oportunidades de fraudes e deslize de conduta

Por Agência Brasília* | Edição: Mônica Pedroso

A Controladoria-Geral do DF (CGDF) instituiu, nesta quinta-feira (19), por meio da Portaria nº 117, de 23 de julho de 2021, o Programa de Integridade da CGDF (Proint). O objetivo é disseminar e solidificar na instituição uma cultura ética, moral e de integridade. O documento formaliza o compromisso da CGDF em aprimorar seus processos para reduzir oportunidades de fraudes e desvios de conduta.

Além disso, ele é composto por um plano de ação que capacitará os servidores da instituição, conscientizando o público interno sobre as políticas e procedimentos de integridade pública.

Mas, afinal, porque o Programa de Integridade é importante? O controlador-geral do DF, Paulo Martins, explica que é por meio do Programa de Integridade que os órgãos promovem a boa governança, a boa prática além de estabelecer, de fato, mecanismos e procedimentos internos de integridade.

“É mais do que simplesmente olhar para a direção certa. É garantir que chegaremos lá, com servidores trabalhando para que melhoremos a cada dia nossa governança, e por meio do acompanhamento de resultados, que nos permitirá avaliar se nosso trabalho está gerando os frutos esperados. O que a CGDF quer é auxiliar os outros órgãos do Distrito Federal nessa mudança de cultura”, destaca o controlador do órgão atualmente responsável por fomentar no Governo do Distrito Federal a governança e o compliance.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O Proint também estabelece princípios, diretrizes e responsabilidades a serem observados e seguidos por todos os servidores, colaboradores e estagiários da CGDF em suas ações e atividades, nos objetivos estratégicos, nas políticas e nos projetos.

Em 2016, o órgão já havia criado o Programa de Integridade por meio da Portaria Interna 248/16. Agora, a subcontroladora de Governança e Compliance, Joyce de Oliveira, explica que houve a revisão dos riscos de integridade e a criação do plano de ação: “É dessa forma que vamos garantir que além da análise de contexto e o planejamento da ação, teremos prazos definidos para executar cada diretriz exigida do programa. Não é uma tarefa fácil desenvolver um Programa de Integridade, por isso a CGDF está à disposição para auxiliar os órgãos nesta tarefa”.

O Programa de Integridade da CGDF pode ser acessado aqui.

*Com informações da CGDF