22/08/2021 às 12:08, atualizado em 23/08/2021 às 12:44

Quase R$ 100 milhões em equipamentos para a Polícia Militar

Investimentos feitos desde 2019 colaboram para que o DF chegue ao menor índice de criminalidade da história

Por Ian Ferraz, Agência Brasília* | Edição: Mônica Pedroso

[Olho texto=”“Os índices de criminalidade despencaram no nosso governo” assinatura=”Governador Ibaneis Rocha” esquerda_direita_centro=”direita”]

Desde 2019, o Governo do Distrito Federal investiu aproximadamente R$ 100 milhões em equipamentos para a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). São veículos, motocicletas, lanchas, motos aquáticas, armas de fogo, detectores de metal, jaquetas e equipamentos de comunicação essenciais para esses profissionais exercerem suas missões diariamente.

O GDF adquiriu mais de 500 veículos militares, de variados modelos, de 2019 para cá | Foto: Divulgação/PMDF

Em julho de 2021, o DF alcançou o menor índice dos últimos 22 anos para o mês nos crimes de homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. O número de vítimas de homicídio, inclusive, é o menor desde 2000. E boa parte desses números vêm graças ao esforço feito em manter os profissionais bem-equipados.

Foram adquiridos mais de 500 veículos variados, entre SUVs, compactos, ônibus, furgões, caminhões, entre outros: 385 motocicletas, lancha, moto aquáticas e embarcações militares. A Polícia Militar ganhou também escudos antitumulto, espingardas, fuzis, carabinas, pistolas semiautomáticas e jaquetas táticas. Equipamentos para atividades administrativas e a reformas de batalhões também foram feitos pelo governo, o que tem colaborado para boa atuação dos profissionais.

[Olho texto=”“Tivemos a menor taxa de homicídios dos últimos 41 anos e nos tornamos a unidade da Federação com maior percentual de redução desses casos no Brasil” assinatura=”Delegado Júlio Danilo, secretário de Segurança Pública” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Os índices de criminalidade despencaram no nosso governo. Nós temos trabalhado bastante, reabrimos todas as delegacias – onde metade delas estavam fechadas –, temos trabalhado com a academia da PMDF 100% cheia e estamos chamando todos os aprovados em concurso e colocando assim a melhor polícia do Brasil nas ruas”, destacou o governador Ibaneis Rocha em entrevista ao programa Pinga Fogo, da Rádio Atividade, apresentado pelo deputado distrital Hermeto.

Em 2020, o DF teve a maior queda de criminalidade em valores percentuais: – 13,4%, comparado com o ano anterior. O registro vai na contramão do país, que obteve aumento de 5,6%. Os dados são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em julho pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Números positivos para o DF e que são destacados pelo secretário de Segurança Pública, delegado Júlio Danilo.

“Tivemos a menor taxa de homicídios dos últimos 41 anos e nos tornamos a unidade da Federação com maior percentual de redução desses casos no Brasil. Com o apoio do governador Ibaneis Rocha, estamos avançando com o programa DF Mais Seguro, que é o princípio norteador das ações de segurança pública até o final de 2022, aponta o secretário.

Encurtamento do interstício

O governador Ibaneis Rocha prometeu encaminhar ao Governo Federal a minuta de uma medida provisória para reestruturar a carreira dos policiais militares. O pedido é uma indicação do deputado distrital Hermeto, que é policial militar. A redução do interstício – intervalo de promoção de uma patente para outra – é pretendida para praças e oficiais.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“Temos essa disparidade dentro da carreira da PMDF e nós precisamos dar um jeito de corrigir isso aí. Você [Hermeto] já nos entregou o documento, ele está sendo analisado pela Secretaria de Segurança Pública e logo em seguida nós vamos encaminhá-lo para o presidente da República para que a gente possa ter justiça em relação à carreira do policial militar do Distrito Federal. A gente sabe que não dá para ficar dez anos esperando uma promoção dentro da Polícia Militar e fica essa questão do interstício”, analisa Ibaneis Rocha.

“Vamos trabalhar no encaminhamento dessa modificação legislativa. Temos que ter a consciência de que por sermos remunerados com recursos do Fundo Constitucional dependemos de uma legislação federal, mas tenho convicção de que o presidente Jair Bolsonaro vai ter a sensibilidade de encaminhar ao Congresso Nacional essa mudança legislativa”, finaliza o governador.