24/08/2021 às 19:09

Noivos participam da prova de ternos para Casamento Comunitário

Cerimônia está marcada para 5 de setembro no Museu Nacional da República e seguirá as normas sanitárias de prevenção à covid-19

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

[Olho texto=”“A cada etapa nos aproximamos mais da cerimônia, então estamos cuidando de cada detalhe para que tudo esteja perfeito no grande dia dos casais. Hoje, a gente cuida dos noivos, vamos deixá-los à altura das noivas, de quem já cuidamos na semana passada”” assinatura=”Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania” esquerda_direita_centro=”direita”]

Emocionados e ansiosos, os noivos do Casamento Comunitário, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), participaram da prova de ternos, nesta terça-feira (24), no Museu Nacional da República. Durante a ação, costureiras ajustaram ternos, gravatas e calças para harmonizar com o vestido das noivas. A cerimônia está marcada para o dia 5 de setembro no mesmo local.

“A cada etapa nos aproximamos mais da cerimônia, então estamos cuidando de cada detalhe para que tudo esteja perfeito no grande dia dos casais. Hoje, a gente cuida dos noivos, vamos deixá-los à altura das noivas, de quem já cuidamos na semana passada”, aponta a secretária Marcela Passamani.

Na atual gestão, o Casamento Comunitário já oficializou a união de 80 casais no Distrito Federal com o objetivo de defender o direito à convivência familiar, garantir os direitos civis da família como núcleo social básico de acolhida, convívio, autonomia, sustentabilidade e protagonismo social.

Depois das noivas, os noivos fizeram nesta terça-feira (24) a prova do terno que vão utilizar na cerimônia do dia 5 de setembro | Foto: Divulgação/Sejus

No museu, os noivos foram recebidos pela equipe da Sejus e pelas costureiras do Senac, que são responsáveis por fazer os acertos necessários para que os ternos se ajustem no corpo e nas expectativas do casal.

“Esse é um sonho que eu tenho desde os meus 15 anos de idade. Mas, por ser menor de idade, eu não poderia me casar”, diz o serralheiro Edmilson da Mata, 22 anos, que foi selecionado para esta edição do programa.

Vale destacar, ainda, que o Casamento Comunitário é um programa de governo, de acordo com o Decreto nº 41.971/2021, publicado no dia 8 de abril de 2021.

Próxima etapa

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Na próxima segunda-feira (30), os casais vão participar do primeiro ensaio geral para o Casamento Comunitário, às 9h30, no Museu Nacional da República.

Devido à pandemia da covid-19, o casamento seguirá todas as recomendações e normas sanitárias de prevenção ao novo coronavírus, como uso de máscaras, distanciamento social e limitação no número de convidados.

*Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania do DF