24/08/2021 às 20:47, atualizado em 24/08/2021 às 21:32

Saúde vacinou 15,9 mil adolescentes de 17 anos nesta terça

No total, foram imunizadas 25,3 mil pessoas a partir dessa faixa etária com a primeira dose e outras 11,5 mil com a segunda

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

O dia foi de alegria e alívio para vários jovens que têm 17 anos. Afinal, chegou a vez deles receberem a primeira dose da vacina que previne a covid-19. Para atender um público estimado em 48.263 pessoas, a Secretaria de Saúde disponibilizou 32 pontos de vacinação, sendo quatro funcionando até as 22h.

O estudante Arthur Luiz tomou a vacina na UBS 5, em Taguatinga, e acredita que “a vacinação é o passo para a liberdade” | Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF

Com movimento intenso em vários locais, apenas nesta faixa etária foram vacinadas 15.900 pessoas até as 17h. O número corresponde a 32,94% da população desta faixa etária.

Considerando também a procura do público adulto, na capital federal foram vacinadas, nesta terça-feira (24), 25.382 pessoas com a primeira dose, 11.516 com a segunda e 176 com a dose única. A cobertura vacinal na população com 12 anos ou mais chegou a 76,33% com a primeira dose e 30,06% com a segunda ou dose única.

A Unidade Básica de Saúde 5 de Taguatinga foi um dos pontos exclusivos para os jovens. O estudante Arthur Luiz Oliveira, de 17 anos, procurou a UBS 5 e se vacinou no período da manhã. “Eu estava com muita expectativa para tomar a vacina, pois as coisas precisam normalizar”, diz ele.

[Olho texto=”“Agora estou mais aliviado por receber a vacina. Vou voltar a estudar na próxima semana e me sinto um pouco mais seguro”” assinatura=”Nicollas da Silva, estudante” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Esse vírus causou prejuízos em vários setores e a vacinação é o passo para a liberdade. Todos precisam ter consciência e se vacinar para que a população consiga a imunidade de rebanho. As aulas vão voltar na semana que vem e precisamos estar protegidos”, acrescenta Arthur Luiz.

Ansiosa, a estudante Laura Nascimento, de 17 anos, também foi vacinada em Taguatinga. “Quero que tudo volte à normalidade e por isso estava superansiosa para receber a vacina contra covid-19. Semana que vem as aulas vão retornar presencialmente e me sinto mais segura para voltar a estudar”, pontua.

Quem também fez questão de comparecer à UBS nesta terça foi Nicollas da Silva, de 17 anos. O estudante achava que iria demorar a chegar a vez para ser vacinado. “Agora estou mais aliviado por receber a vacina. Também já tive covid-19 há algum tempo, então estou tranquilo. Agora vou voltar a estudar na próxima semana e me sinto um pouco mais seguro”, pondera.

Laura Nascimento, de 17 anos, também foi vacinada em Taguatinga e estava “superansiosa” para receber a vacina contra covid-19

A vacinação contra a covid-19 continua nesta quarta-feira (25) com pontos exclusivos para jovens de 17 anos e com atendimento para adultos com 18 anos ou mais. No site da Secretaria de Saúde foi divulgada a lista com os pontos de primeira e segunda dose.

Quem tem marcado no cartão de vacina o recebimento da dose de reforço da vacina AstraZeneca até o dia 31 de agosto pode comparecer nos pontos específicos que aplicam esse imunizante para ser vacinado.

Novo ponto

A população do DF conta com mais um local de vacinação contra a covid-19: a Sala de Vacina do Hospital Universitário de Brasília (HUB). A aplicação das doses ocorre no Ambulatório 1 (entrada pela porta virada para a Odontologia).

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O atendimento para adultos no local ocorre das 8h às 12h30 e das 13h30 às 18h. No posto também há aplicação da segunda dose da vacina AstraZeneca.

*Com informações da Secretaria de Saúde do DF