25/08/2021 às 18:10, atualizado em 25/08/2021 às 20:47

UBS 6 do Arapoanga vai dobrar número de consultórios 

Unidade passa por obras. Salas de procedimentos, curativos, acolhimento e medicação também estão sendo reformadas

Por Agência Brasília* | Edição: Mônica Pedroso

A Unidade Básica de Saúde (UBS) 6 do Arapoanga, em Planaltina, está sendo reformada e readaptada. O prédio funciona desde 2006 e, até então, nunca havia recebido um cuidado extra de infraestrutura. A entrega de um novo espaço mais acolhedor e humanizado está prevista para outubro.

A reforma inclui portas, alambrados, telhado, forro, calçamento e parte elétrica | Foto: Breno Esaki/Agência Saúde

“A revitalização da UBS 6 tem dois objetivos: melhor acolher a comunidade e dar dignidade aos nossos servidores. Com isso, estreitamos os vínculos com os usuários”, explica Rose Maire Araújo, gerente da UBS 6 do Arapoanga.

Enquanto as obras estão em curso, os pacientes da área de abrangência são atendidos na UBS 5 de Planaltina.

Melhorias

Passam por revitalização e ampliação, os consultórios para atendimento, que antes eram três e, após as obras, serão seis. A área externa está sendo revitalizada para receber as práticas integrativas de saúde. E quatro salas (procedimentos, curativos, acolhimento e medicação) estão sendo reformadas e readequadas.

As portas e os alambrados serão trocados e ficarão de acordo com as normas e padrões da Subsecretaria de Infraestrutura em Saúde (Sinfra). Todo o telhado, forro e calhas passarão por reparos, assim como toda a rede elétrica será redimensionada para que os consultórios possam receber acesso à internet. Também será construída uma torre de concreto para acondicionar as duas caixas d’água.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Acessibilidade e pássaros

A área externa da unidade receberá calçamento com acessibilidade para cadeirantes e novos bancos para que os usuários esperem pelo atendimento numa área ventilada e mais agradável.

Antes da reforma, a unidade tinha capacidade para atender com apenas duas equipes de saúde da família, mesmo atuando com três equipes. Após a revitalização e ampliação de alguns espaços, haverá áreas exclusivas para cada equipe.

As equipes de Saúde da Família que atuam na unidade receberam o nome de pássaros: Sabiá, Flamingo e João-de-barro. As três reunidas atendem, em média, 1.070 pacientes.

 

*Com informações da Secretaria de Saúde