Fale com o Governo Ações em Destaques

25/8/21 às 19:34, Atualizado em 25/8/21 às 20:48

Saiba o que conferir antes de fazer uma cirurgia plástica

Live da Vigilância Sanitária esclarece o que é necessário saber antes de agendar este tipo de procedimento

Agência Brasília* | Edição: Mônica Pedroso

“É necessário atentar para requisitos mínimos na escolha do profissional e do local para a prestação desse tipo de serviço de saúde, que deve contar com um Núcleo de Segurança do Paciente instituído” Fabiana Rodrigues, gerente

Na hora de escolher um estabelecimento para fazer uma cirurgia, é importante saber se o local cumpre as normas sanitárias vigentes e se possui as licenças necessárias. Inclusive quando se trata de uma cirurgia plástica.

Para chamar a atenção sobre o assunto, a Diretoria de Vigilância Sanitária do Distrito Federal (Divisa), por meio da Gerência de Risco em Serviços de Saúde (GRSS), promove nesta quinta-feira (26), às 9h, a live “O que você precisa saber antes de agendar a sua cirurgia plástica”.

O evento contará com a participação de representantes do Ministério Público do Distrito Federal, do Conselho Regional de Medicina do DF e de especialistas em Segurança do Paciente e Controle de Infecção Hospitalar. A transmissão ocorrerá pelo canal do YouTube da Gerência de Risco.

O objetivo do encontro, conforme explica a gerente Fabiana Rodrigues, é esclarecer à população quais são as informações necessárias para garantir a segurança cirúrgica do paciente. “É necessário atentar para requisitos mínimos na escolha do profissional e do local para a prestação desse tipo de serviço de saúde, que deve contar com um Núcleo de Segurança do Paciente instituído”, destaca.

A Gerência de Risco em Serviços de Saúde (GRSS) atua na fiscalização e no monitoramento dos serviços de saúde quanto ao cumprimento legal dos requisitos necessários para a promoção da segurança do paciente e a prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde (Iras).

Entre as principais denúncias que a Divisa recebe sobre cirurgias plásticas estão as infecções pós-cirúrgicas e erros durante o procedimento. Após receber a denúncia, uma equipe da Vigilância Sanitária vai até o local verificar as situações sanitárias do ambiente e se há autorização para realização do procedimento.

 

*Com informações da Secretaria de Saúde

Últimas Notícias