26/08/2021 às 20:31, atualizado em 26/08/2021 às 21:40

Moradores de áreas rurais recebem ação especial de saúde

Realizado pela Emater-DF, evento está sendo realizado no Núcleo Rural Taquara

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

Com o objetivo de cuidar da saúde de moradores da área rural, a Emater-DF está realizando, toda terça-feira, o Dia Especial de Saúde do Trabalhador Rural. Dividida em três terças na mesma região, para evitar aglomerações, a ação chegou ao Núcleo Rural Taquara.

O Dia Especial de Saúde inclui vacinação contra gripe, realização de exames e palestras sobre o uso adequado de agrotóxicos | Foto: Emater/DF

Feita em parceria com a Secretaria de Saúde, a iniciativa promove a realização de exames diversos e toxicológico, vacinação contra a gripe e, também, palestras sobre o uso adequado de agrotóxicos.

Na Taquara, os produtores estão sendo recebidos na parte externa do escritório local, ao ar livre. “Devido à pandemia, foi preciso restringir o número de participantes, que foi dividido em três turmas de 15 pessoas”, explicou a economista doméstica Cátia Freitas. O evento já foi realizado nos dias 17 e 24 de agosto.

“A ação já era realizada há alguns anos, mas, devido à pandemia, estava suspensa. Com todo cuidado e acompanhando de perto, resolvemos retomar. Essa parceria com a Secretaria de Saúde é fundamental para que possamos fazer esses exames na área rural”, aponta a extensionista Danielle Amaral.

[Olho texto=”“Essa parceria com a Secretaria de Saúde é fundamental para que possamos fazer esses exames na área rural”” assinatura=” Danielle Amaral, extensionista da Emater-DF” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Ela atua na Gerência de Desenvolvimento Sociofamiliar (Gedes) da Emater-DF, setor responsável pela ação realizada pela empresa em parceria com Secretaria de Saúde.

De acordo com Danielle, com a coleta são realizados exames como o de hemograma completo, lipidograma, TGO e TGP, a parte de ureia, ácido úrico e colinesterase.

Este último possibilita verificar o grau de exposição da pessoa a produtos tóxicos, como pesticidas, inseticidas, herbicidas ou adubos, sendo mais indicado para agricultores, que estão em contato constante com produtos agrícolas.

“Como tivemos que limitar o número de produtores, buscamos priorizar aqueles que têm uma exposição maior a esses produtos tóxicos”, disse Fabiano Carvalho, gerente do escritório da Emater-DF na Taquara.

[Numeralha titulo_grande=”18 mil” texto=”produtores rurais são assistidos pela Emater-DF” esquerda_direita_centro=”direita”]

“Além de cuidar dos nossos produtores, esse Dia Especial de Saúde nos dá um retorno daquilo que a gente trabalha dentro dos Programas de Boas Práticas da Emater-DF, como o manejo adequado dos agrotóxicos e o uso correto do EPI”, disse o gerente.

A ação é anual e também acontecerá nos demais escritórios locais da Emater-DF. Além da Taquara, está confirmado o Dia Especial de Saúde nos escritórios da empresa no Rio Preto, Vargem Bonita, Tabatinga, Paranoá, Gama, Alexandre de Gusmão e Ceilândia.

Após os exames ficarem prontos, o escritório marca uma nova ação para a entrega dos resultados para os agricultores. Em caso de alterações, o agricultor é encaminhado às unidades de saúde, onde será acompanhado e recebe o tratamento.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, a Emater-DF presta assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

*Com informações da Emater-DF