26/08/2021 às 14:45, atualizado em 27/08/2021 às 13:33

Segurança promove oficinas culturais para jovens da Estrutural

Parceria entre o GDF e uma instituição católica oferece cinco atividades artísticas e esportivas para adolescentes da cidade

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília | Edição: Saulo moreno

[Olho texto=”“É um projeto inovador e que vem para proporcionar mais qualidade de vida à população. Nosso foco são os jovens da região. Essas oficinas foram preparadas como forma de dar oportunidade de nos aproximarmos da realidade deste público”” assinatura=”Delegado Júlio Danilo, secretário de Segurança Pública” esquerda_direita_centro=”direita”]

Uma parceria entre servidores da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) com a Paróquia Nossa Senhora do Encontro com Deus, localizada na Estrutural, tem alimentado sonhos artísticos de crianças e adolescentes da região por meio de oficinas de cinema, fotografia, desenho, ilustração e xadrez. O objetivo é, além de promover momentos de lazer e descontração entre os jovens, aproximar a sociedade das forças de segurança do Distrito Federal. A iniciativa faz parte do projeto Área de Segurança Prioritária (ASP), que integra o programa DF Mais Seguro, do Governo do Distrito Federal (GDF).

“É um projeto inovador e que vem para proporcionar mais qualidade de vida à população. Nosso foco são os jovens da região. Essas oficinas foram preparadas como forma de dar oportunidade de nos aproximarmos da realidade deste público”, ressalta o secretário de Segurança Pública do DF, delegado Júlio Danilo. “Essa aproximação pode fazer com que os jovens cresçam respeitando as forças de segurança e tenham uma relação de confiança. É uma ação preventiva, desviando-os do caminho da criminalidade, do mal”, reforça Sávio Ferreira, titular da Subsecretária de Prevenção à Criminalidade (Suprec).

O xadrez está entre uma das principais atrações para a garotada, que ficou entusiasmada e empolgada em conhecer o jogo milenar | Fotos: Tony Oliveira

As cinco oficinas ofertadas para jovens entre 10 e 21 anos são ministradas por servidores da própria Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade. Ao todo, serão realizadas dez aulas em cada uma das oficinas. Cursos como o de cinema, por exemplo, oferecem certificado de participação. No final de cada módulo, serão apresentados os resultados do encontro, com a realização de exposições fotográficas e das ilustrações, além de exibição de curtas-metragens realizados pela garotada.

A procura pelo serviço foi grande. Tanto que as 80 vagas disponíveis para os cursos foram preenchidas num piscar de olhos. Diante da demanda, a secretaria estuda a possibilidade de criação de novas turmas a partir de setembro. “A iniciativa teve rápida aceitação por parte da comunidade, as vagas foram preenchidas logo”, festeja o subsecretário da Suprec, Sávio Ferreira, ao informar que o GDF já estuda a oferta de novas oportunidades.

Segurança humanizada

[Olho texto=”“E a nossa ideia com essas oficinas é fazer com que eles vejam a polícia com outros olhos, pelo lado da prevenção, pelo lado humano, mostrar que o trabalho preventivo diminui as ações policiais nas ruas”” assinatura=”Sargento Genivaldo Sampaio, envolvido com trabalhos sociais na SSP” esquerda_direita_centro=”direita”]

Na semana passada, uma dúzia de inscritos na ação já estavam dando os primeiros movimentos num tabuleiro de xadrez. Apesar de milenar, o jogo era novidade para a maioria da garotada. A empolgação e entusiasmo corriam soltos no quarto andar de um amplo salão da paróquia, localizada próximo à administração da cidade.

Envolvido há dez anos com trabalhos sociais dentro da Secretaria de Segurança Pública, o sargento Genivaldo Sampaio se emociona ao falar de cada projeto que envolve crianças e adolescentes. “Quando a gente chega numa comunidade como a Estrutural, infelizmente, eles associam a segurança pública a repreensão”, lamenta o militar, um dos instrutores de xadrez. “E a nossa ideia com essas oficinas é fazer com que eles vejam a polícia com outros olhos, pelo lado da prevenção, pelo lado humano, mostrar que o trabalho preventivo diminui as ações policiais nas ruas”, observa o sargento, sem esconder a emoção.

Mãe da pequena Rafaela, de 9 anos, Érica Simões, 33 anos, ficou animada com a notícia das oficinas. Para ela é uma ótima oportunidade de a filha sair um pouco de casa, respirar novos ares. Vale lembrar que os encontros acontecem em locais arejados e respeitando todos os protocolos de segurança no combate à covid-19. “Acho muito bom esses encontros porque ocupam bastante o tempo deles com atividades em que aprendem coisas novas”, avalia. “Os professores são bons, gosto de aprender coisas novas”, confirma a menina.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Para o pároco porto-riquenho Miguel Ângelo Diaz, responsável pela Paróquia Nossa Senhora do Encontro com Deus, a integração social entre o GDF e a entidade é bastante proveitosa para a comunidade carente da Estrutural. “Estamos entregando, junto com valores e disciplina, um melhor futuro e segurança para essas crianças e famílias da Estrutural”, destaca. “É uma demonstração de que o governo e as instâncias públicas não se esqueceram dessa cidade, que estão preocupados com a vulnerabilidade das pessoas que vivem aqui, ficamos muito agradecidos”, diz.