27/08/2021 às 14:16

Ferramenta acompanha jovens no sistema socioeducativo

Jornada é o nome do sistema on-line desenvolvido pela Codeplan para acompanhar a trajetória de quem cumpre medida nas unidades de internação

Por Agência Brasília * I Edição: Carolina Jardon

Jornada, este é o nome do sistema on-line que foi desenvolvido pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), para a Subsecretaria do Sistema Socioeducativo gerir e acompanhar a trajetória de jovens que cumprem medidas nas unidades de internação do DF.

A ferramenta faz parte de um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Secretaria de Justiça de Cidadania (Sejus) e a Codeplan. Além disso, a equipe da subsecretaria foi capacitada por técnicos da companhia para que possam desenvolver a estrutura do sistema.

“Com o sistema Jornada, os jovens recebidos no socioeducativo contam com um processo sistematizado que faz o acompanhamento dinâmico e preciso deles dentro das unidades”, explica Alexandre Santos, gerente de Demografia, Estatística e Geoinformação da Codeplan.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Para o Subsecretário do Sistema Socioeducativo, Demontiê Filho, “Esta é uma construção histórica para o sistema socioeducativo e abre portas para que outros estados também adotem a ferramenta, possibilitando uma integração nacional de dados”.

Ainda dentro do Acordo de Cooperação Técnica, a Codeplan também desenvolveu uma pesquisa que traçou o perfil sociodemográfico e atribuições dos profissionais que atuam no sistema socioeducativo do DF.

“Esperamos poder sempre contribuir na elaboração de ferramentas e na coleta de dados que resultem na facilitação de diagnósticos para que as políticas públicas sejam promovidas baseadas em evidências” disse Jean Lima, presidente da Codeplan.

Confira aqui os relatórios e a apresentação da pesquisa “Perfil e Percepção dos Profissionais do Sistema Socioeducativo no Distrito Federal

* Com informações da Codeplan